sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Especial do Campeonato Baiano 2007

Leandro Silva

O Campeonato Baiano de 2007 começa nesse final de semana com uma renovação no astral. É bem verdade que uma das duas maiores locomotivas do campeonato, o Bahia, é uma verdadeira incógnita, pela política de apostas em jogadores desconhecidos, mas o acesso do Vitória à Série B, a transmissão ao vivo da competição e, principalmente, o fato de pela primeira vez depois de 37 anos o certame começar com um time de fora da dupla BA-Vi defendendo o título de campeão, o Colo-Colo de Ilhéus, são motivos de sobra para aumentar a expectativa do Estadual.

BAHIA
O Tricolor tenta se reerguer nesse ano de 2007. As mudanças administrativas desejadas pela torcida não vieram, mas um aparente maior cuidado com as contratações realizadas pelo novo gerente de futebol, Renato Brás, traz um certo otimismo. Esse é o Estadual mais importante dos últimos anos para o Esquadrão, que além da tentativa de recuperar a hegemonia local, precisa conseguir uma vaga na Série C deste ano.

Elenco
Goleiros: Darci, Gesse, Paulo Eduardo
Zagueiros: Emerson, Josemar, Jailson, Tiago Leal, Hebert
Laterais-Direitos: Carlos Alberto, Maricá
Laterais-Esquerdos: Célio, Ávine
Volantes: Jairo, Fausto, Humberto, Dudu, Marcone, Williames
Meias: Rafael Bastos, Da Silva, Danilo Rios, Gil(contundido)
Atacantes: Ednei, Fábio Saci, Diogo, Charles, Amauri
Técnico: Arthurzinho
Time-base: Darci, Carlos Alberto, Emerson, Jailson, Maricá, Jairo, Fausto, Da Silva, Rafael Bastos, Fábio Saci e Ednei;
Destaques: Emerson, Carlos Alberto, Rafael Bastos, Ednei, Fabio e Diogo

COLO-COLO
O Tigre mostrou as suas garras em 2006 e conquistou o título baiano, mas os principais destaques daquela equipe saíram. Ednei e Gil estão no Bahia, Jânio está no Fluminense de Feira e Alex Santos voltou para o Vitória. Mas o presidente José Maria acredita na parceria com a Antoniu´s para brigar novamente pela taça. O técnico Ferreira também não está mais em Ilhéus, o comandante agora é Dico Maradona, campeão brasileiro de 88, como jogador, pelo Bahia.

Elenco
Goleiros: Marcelo, Boy
Zagueiros: Renato, Rodrigo, Osmar, Rodiney
Laterais-Direitos: Marcus Vinicius(ex-Bahia), Péricles(ala-direita)
Laterais-Esquerdos: Wescley, Glaybson(ala-esquerda)
Volantes: Juninho, Melke, Edvaldo, Rondinelli
Meias: Ancelmo(ex-Bahia), Guga
Atacantes: Kena(ex-Bahia), Fabrício, Belo, Niltongol, Duda, Juca
Técnico: Dico Maradona
Time-base: Marcelo, Marcus Vinicius(ex-Bahia), Renato(zagueiro), Rodrigo, Wescley, Melke, Juninho, Ancelmo(ex-Bahia), Guga(ex-Itabuna), Kena(ex-Bahia), Fabrício.
Destaques: Marcelo, Marcus Vinicius, Juninho, Ancelmo, Guga e Kena

VITÓRIA
O rubro-negro conseguiu o seu objetivo em 2006 de subir para a Série B, mas deve vir mordido para o Estadual por ter deixado escapar o pentacampeonato diante do Colo-Colo. O time perdeu seus dois melhores jogadores: Pretto e Leandro Domingues, para os seus lugares vieram Capixaba, do Náutico, e Cleber, da Portuguesa. Os outros contratados foram: Guilherme, do Bahia, Anderson e Joãozinho, do Ipatinga e Pantico, do River.

Elenco
Goleiros: Vitor, Emerson(ex-Bahia), Rafael Cordova
Zagueiros: Sandro, David Luiz, Jean, Anderson
Laterais-Direitos: Apodi, Alex Santos
Laterais-Esquerdos: Alysson, Anderson
Volantes: Guilherme(ex-Bahia), Vanderson, Bida, Garrinchinha
Meias: Capixaba(ex-Bahia), Índio, Cleber, Narcízio
Atacantes: Marcelo Moreno, Joãozinho, Pantico, Adriano, Itacaré
Técnico: Mauro Fernandes
Time-base: Vitor, Apodi, Sandro, Davi Luiz, Alysson, Guilherme, Bida, Capixaba, Cleber, Índio, Marcelo Moreno
Destaques: Davi Luiz, Guilherme, Cleber, Índio e Marcelo Moreno

IPITANGA
O Tucano, grande carrasco do Bahia nos últimos tempos, fez dois bons campeonatos desde que chegou à primeira divisão, conseguindo descobrir para o futebol baiano praticamente um time inteiro de bons valores aproveitados por Bahia e Vitória. Mas para a atual temporada as expectativas não são nada animadoras, graças a um conflito de interesses entre o alemão Martin Winner, presidente que conseguiu fortalecer a “Cenoura Mecânica”, e Robson Paranhos, o presidente reconhecido pela FBF que não parece ter condições de manter o Ipitanga no mesmo nível. O impasse envolvendo a disputa de poder entre dois presidentes esfacela e enfraquece o clube, levando a formação de dois grupos de jogadores. O time de Martin Winner, treinando em Santo Antônio de Jesus, sob o comando do técnico Rodrigo, ex-lateral do Bahia, e outro, de Robson Paranhos, que está “escondido” treinando em Madre de Deus. A Federação já disse que o time que deve disputar a competição é o que está treinando em Madre de Deus, mesmo sem técnico, e com o próprio Paranhos admitindo que não conseguiu montar um bom grupo por causa das dificuldades..

Elenco
Goleiros: Deivid, Bruno
Zagueiros: Leilson, Tião, Jonilson, Paulão
Laterais-Direitos: Jean e Capone
Laterais-Esquerdos: Eliomar Jacaré e Gleidstone
Volantes: Jaunil, Hércules Ceará, William Gomes, Ed
Meias: Juninho Borracha, Paulo Cesar, Fernando, Vanvan, Flávio
Atacantes: Alex, Tiago Moreno, Godzila, Valdir, Tómaz
Técnico: Rodrigo
Time-base: Deivid, Jean, Leilson, Tião, Eliomar Jacaré, Hércules Ceará, Jaunil, Juninho Borracha, Paulo César, Tiago Moreno, Alex
Destaques: Jean, Paulo César, Juninho Borracha e Alex

Obs.: essas informações são referentes ao time que está treinando em Santo Antonio de Jesus. Nada foi encontrado sobre a equipe de Robson Paranhos.

ITABUNA
O Itabuna que começou vencendo o Tricolor em 2006 teve um ótimo início de campeonato, mas não conseguiu manter o gás. Para 2007 as esperanças da torcida estão depositadas na contratação do técnico Alcir Silva, que fez um grande trabalho no Ipitanga, e na terceirização do departamento de futebol do clube, numa aposta de fortalecer o futebol do clube.

Time-base: Vandré, Zura, Nildo, Vinicius, Diego Oliveira; Wagner(ex-Bahia), Marcos Vinicius, Leonardo, Leandro(ex-Ipitanga); Jorge Cruz, Carioca
Técnico: Alcir Silva
Outros jogadores: Robson(goleiro), Dudu (lateral-direito), Burgel(zagueiro), Diego Aragão(volante), Leandro(meia), Tático(meia), Max(meia)
Destaques: Leandro, Wagner e Jorge Cruz

FLUMINENSE
O Touro do Sertão chega motivado para o campeonato estadual depois do título do Nordestinho, quando eliminou o Bahia na semi-final. O clube conseguiu testar jovens valores que acabaram crescendo durante a competição nordestina e chegam com mais moral agora no Baianão. A base foi mantida e será comandada por Barbosinha. A principal baixa da equipe foi a saída do meia Lulinha, que em 2006 chamou a atenção do Bahia.

Time-Base: Paulo Carneiro; Flávio, João Paulo(ex-colo-colo), Mateus e Robinho; Nildo, Tácio(ex-Vitória), Willy e Jânio(ex-colo-colo); Nino e Marcos Chaves(ex-bahia).
Outros Jogadores: Deca(lateral-esquerdo), Zezinho(ex-Vasco e Ceará), Manuel(atacante)
Destaques: Paulo Carneiro, João Paulo, Tácio, Jânio, Nino e Marcos Chaves

CAMAÇARI
O time representará sozinho a cidade do Pólo Petroquímico depois do rebaixamento do Camaçariense em 2006. A equipe busca recuperar os bons tempos em que brigava pelo título baiano. O lateral Dadico, que disputou a Série C pelo Bahia em 2006 continua cotado para voltar à equipe. Quem já voltou foi o zagueiro Santana, revelado pelo Bahia, que esteve no clube no ano passado mas estava tentando voltar ao Bahia em 2007.

Time-Base: Naldo(ex-Vitória); Léo, Santana(ex-Bahia), Neto, e Rubem(ex-Vitória); Daniel, Cláudio, Ronaldo Figueiredo e Bel; Ney Mineiro(ex-Bahia) e Odair
Outros Jogadores: Roni(lateral-direito), Flávio(zagueiro), Ronaldinho(lateral-esquerdo), Julio(zagueiro), Luan(zagueiro), Aldo(meia), Galego(meia)
Técnico: Ricardo Silva
Destaques: Naldo, Santana e Ney Mineiro

JUAZEIRO
O Juazeiro, que já fez grandes campanhas no Campeonato Baiano, contando com jogadores como Nixon, Janilson, Alan, Wagner e revelando Daniel Alves, nos últimos anos tem se acostumado a ficar na parte intermediária da tabela, longe da disputa pelo título. Esse ano a expectativa não é diferente.

Time-Base: Luciano(Náutico), Nilmar(Vitória), Piu, Manoel Alex(Vitória), Cuinha; Neto(Vitória), Gama, Cesinha e Joninha; Hailton e Paulinho Costa(ex-Bahia)
Outros Jogadores:Uelder(lateral-esquerdo), Murilo(volante), Renatinho(meia), Benício(atacante)
Técnico: Sergio Araújo
Destaques: Hailton, Gama e Paulinho Costa

POÇÕES
O time do Poções, que já decidiu título de turno do Campeonato Baiano com o Bahia, em 1994, e já contou com o grande atacante Liédson, é outro clube que já há alguns anos não consegue voltar a se destacar no Campeonato Baiano. Esse ano, também, as pretensões parecem ser modestas.

Time-base:Clébio;Marivaldo, Antonio Carlos, Binho; Pocan, Nenenzinho, Hudson(ex-Colo-Colo), Jobinho e Chris(norueguês); Valdo
Outros Jogadores:Everton(goleiro), Gilmar(zagueiro), Índio(lateral-direito), Dirley(lateral-esquerdo), Samuel(lateral-esquerdo), Leandro(meia), Inho(meia) Itamar(atacante)
Técnico: Almir Neto
Destaques: Chris e Hudson

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS
Além do Colo-Colo, atual campeão, a equipe do interior que está despertando mais expectativa na sua torcida para o atual campeonato é o Carcará, que nos últimos anos tem feito péssimas campanhas. Mas neste ano os seus torcedores se dizem confiantes até mesmo no título. O motivo de tanta confiança vem das boas contratações realizadas pela diretoria, principalmente do ex-tricolor Renna para comandar a artilharia.

Elenco
Goleiros: Cristiano Rafael(Colo-Colo), Eduardo e Fabio Lima
Zagueiros: Thiago(colo-colo), Sílvio(Ipitanga), Eder, Cleverton
Laterais-Direitos: Thiago Freitas(catuense)
Laterais-Esquerdos: Índio, Marcelinho
Volantes: Almir, Fábio Santos(Catuense), Edilson, Ueider
Meias: Jonga, Kel, Kekeu, Nildo, Alexandre
Atacantes: Jamaica(Colo-colo), Renna(Bahia), Marcio Carioca, Ricardinho, Elcimar, Keko e Tico
Time-Base: Cristiano Rafael(colo-colo), Thiago Freitas(catuense), Thiago(colo-colo), Sílvio(zagueiro ex-Ipitanga), Índio, Almir, Fábio Santos(ex-catuense), Kekeu(ex-Bahia), Jonga(ex-Bahia), Jamaica(Colo-colo), Renna(ex-Bahia)
Técnico: Índio
Destaques: Renna, Jonga, Thiago e Jamaica

CATUENSE
A Catuta escapou por pouco do rebaixamento em 2006 e neste ano espera reeditar as boas campanhas do passado. As principais expectativas da torcida são para os possíveis jogadores cedidos pelo novo parceiro, a nova sensação do interior paulista, Votoraty. A esperança é que venham bons jogadores para elevar o nível do time.

Time-base: Carlão(goleiro), Fabinho(lateral-direito), Rony(zagueiro), Santiago, Gel(lateral-esquerdo), Léo, Cristiano, Kel, Nem, Litinho, Kleuber(ex-Bahia) .
Outros jogadores:Jonathas(Goleiro), Dida(Goleiro), Gomes(Zagueiro), Dedé(zagueiro), Henrique(lateral-direito), Junior(lateral-esquerdo), Edgar(volante), Caio(volante), Piti(volante), Sidiclei(Atacante), Vandinho(meia), Fabio Baiano(Atacante)
Técnico: Natanael Ferreira
Destaques: Kleuber, Nem e Litinho

VITÓRIA DA CONQUISTA
O Bode estréia na primeira divisão procurando representar bem a cidade de Vitória da Conquista depois do título da segunda divisão do Baianão em 2006.

Elenco
Goleiro: Fernando e Leo.
Laterais-Direitos: Adriano e Rafael Silva.
Laterais-Esquerdos: Luciano e Claudemir.
Zagueiros: Silvio, Artur e Edimar, Amarildo
Meio de Campo: Eder, Bode, Rafael, André, Mica, Guto e Juleone.
Atacantes: Diego, Jorginho, Gilmar e Tatu.
Time-Base: Fernando, Adriano, Sílvio, Amarildo, Luciano, Edimar, Juleone, André(Jacuipense), Mica(Jacuipense), Gilmar(ex-futebol sueco), Jorginho(Jacuipense).
Técnico: Elias Borges.
Destaques: Mica, André e Gilmar.

Nenhum comentário: