sexta-feira, 16 de março de 2007

Resultados dos palpites dos classificados para as quartas da UEFA

Leandro Silva

Meus palpites para as quartas de final da UEFA foram dados quando ainda restavam 32 times. Eu apostava que o sobrevivente do cruzamento entre Zulte-Waregem x Newcastle United e Fenerbahçe x AZ Alkmaar. Seria o Fenerbahce que enfrentaria o Newcastle nas oitavas. O Newcastle realmente foi eliminado nas oitavas, mas pelo AZ da Holanda. E o Fenerbahce foi eliminado pelo mesmo adversário anteriormente.

Dos confrontos entre CSKA Moscou x Maccabi Haifa e Livorno x Espanyol. Eu acreditava em uma oitava de final formada por CSKA e Espanyol com os russos levando a melhor. Mas o CSKA foi eliminado pelo Maccabi Haifa que acabou perdendo para o Espanyol.

Dos confrontos entre Hapoel Tel-Aviv x Rangers e Bordeaux x Osasuna. Eu acreditei que o Bordeaux seria o sobrevivente enfrentando os Rangers nas oitavas. Mas na verdade o Osasuna passou pelo Bordeaux e pelos Rangers.

Dos confrontos entre AEK x Paris Saint-Germain e Benfica x Dinamo Bucareste eu acreditava que o Benfica eliminaria o AEK. Na verdade, o Benfica eliminou o PSG.

Cem por cento de acerto nos confrontos entre Lens x Panathinaikos e Bayer Leverkusen x Blackburn e Braga x Parma, Feyenoord (Holanda) x Tottenham Hotspur, Steaua Bucareste x Sevilla e Shakhtar Donetsk x Nancy e Spartak Moscou x Celta de Vigo e Werder Bremen x Ajax.

Acertei que o Bayer Leverkusen venceria o Lens e se classificaria para as quartas e que o Tottenham eliminaria o Braga que o Sevilla eliminaria o Shaktar e que o Werder eliminaria o Celta.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Nova convocação da Seleção brasileira - Março

Leandro Silva

O técnico Dunga divulgou hoje os convocados para os jogos da seleção brasileira contra Chile e Gana neste mês de março. As principais novidades são: Kleber, Ilsinho e Josué. Acho que o único desses que tem condições de seguir na seleção é Kleber.

As principais mudanças dos convocados contra Portugal são a saída de Maicon para entrada de Ilsinho - acho Maicon, ainda, melhor do que Ilsinho mas, pelo menos, agora Daniel deverá ser titular - e a saída de Adriano para entrada de Kleber que considero uma boa troca para seleção.

Nos volantes mais duas alterações: Entram Josué e Mineiro, dupla que fez sucesso no São Paulo, para as saídas de Edmilson e Tinga. Acho, hoje, Josué melhor do que Edmilson, e Mineiro muito próximo de Tinga. Mas se fosse escolher dois entre esses quatro volantes, ficaria com Tinga e Mineiro. No ataque, apenas a saída de Adriano para a volta de Vagner Love. Gosto muito dos dois, mas, hoje, prefiro Vagner Love.

A zaga, os goleiros e os meias permanecem os mesmos. Gosto de Julio Cesar mas não tenho confiança em Hélton. Daniel, para mim, tem que assumir a posição de titular por mais 10 anos a partir de agora. Gosto do futebol de Gilberto e torço para que ele se firme, mas hoje, Kleber tem jogado mais.

Gostaria de ver a zaga titular formada por Alex e Juan, mas Lúcio deve continuar como titular. Já Luisão não estaria entre os meus convocados. Entre os convocados, meus dois volantes seriam Dudu e Gilberto Silva ou Mineiro. Colocaria Diego na armação com Robinho ou Vagner Love mais aberto na direita, Ronaldinho na esquerda e Fred como centroavante.

Os amistosos não me interessam muito e faço essas projeções para eventuais competições como a Copa América de um time titular entre os convocados. Com tempo para treinar acredito que esse time desse certo. Julio Cesar, Daniel, Alex, Juan, Gilberto(Kleber), Dudu, Gilberto Silva (Mineiro), Diego(Kaká); Robinho(Vagner Love), Ronaldinho; Fred.

Goleiros: Helton (Porto) e Júlio César (Internazionale)

Laterais: Daniel Alves (Sevilla), Kléber (Santos), Ilsinho (São Paulo) e Gilberto (Hertha Berlin)

Zagueiros: Alex (PSV), Juan (Bayer Leverkusen), Lúcio (Bayern de Munique) e Luisão (Benfica)

Volantes:Dudu Cearense (CSKA Moscou), Mineiro (Hertha Berlin), Gilberto Silva (Arsenal), Josué (São Paulo)

Meias: Ronaldinho (Barcelona), Diego (Werder Bremen), Kaká (São Paulo) e Elano (Shakhtar)

Atacantes: Fred (Lyon), Rafael Sobis (Betis), Robinho (Real Madrid) e Vagner Love (CSKA Moscou)

Resultados dos palpites das oitavas da UCL

Leandro Silva

Os classificados para as quartas-de-final da UCL me surpreenderam. No dia 15 de dezembro, publiquei os meus palpites e disse que acreditava que apenas dois confrontos seriam equilibrados: Inter x Valencia e Lyon x Roma. Mas acreditava que Inter e Lyon se classificariam mesmo com dificuldades. Errei os dois.

Arrisquei que o Real Madrid passaria em jogos muito disputados com o Bayern. Realmente os jogos foram muito disputados, mas o Bayern se saiu melhor. Também acreditei que o Arsenal passaria com dificuldades pelo PSV. Não deu. Apostei na zebra Celtic contra o favorito Milan. Erro previsível.

Acertei apenas os classificados de Chelsea x Porto e Manchester x Lille. Dois acertos em oito.

Mas o maior erro foi afirmar que o Barcelona, eliminado, atropelaria o Liverpool no jogo dos últimos dois campeões da UCL.
Agora acredito que os dois times ingleses - Manchester e Chelsea - são os favoritos ao título.

sexta-feira, 2 de março de 2007

O aclamado esquema 4-2-3-1

Leandro Silva

Depois da Copa do Mundo de 2006, com o sucesso das finalistas Itália e França, o esquema 4-2-3-1 passou a fazer sucesso no mundo e muitos especialistas passaram a admirar e considerar que esse é o esquema ideal para um time de futebol de sucesso. Eu considero que esse esquema pode ser muito eficiente, e até mesmo encantador, quando bem treinado e o quando conta com as peças certas para o melhor funcionamento do time.

Na Copa, a França, principalmente, tinha as peças ideais para a implantação e o sucesso desse esquema. O time contava com dois volantes modernos que saíam para o jogo na hora certa, principalmente Vieira enquanto Makelele guardava mais a posição. Tinha Zidane, um meia central cerebral e genial, e um atacante forte, habilidoso e acima de tudo inteligente como Henry que além de finalizar muito bem, consegue abrir espaços para os meias.

E, principalmente, a seleção francesa contava com dois jogadores que pareciam talhados para esse esquema, Malouda e Frank Ribery, que conseguiam compor o meio e chegar com muita eficiência ao ataque. Meias com essas qualidades são essenciais para o sucesso desse aclamado esquema.

A Itália não tinha jogadores com exatamente as mesmas características dos franceses mas também eram adequadas para o esquema. Os volantes Gattuso e Pirlo davam suporte para os meias abertos Camoranesi e Perrotta, além do meia central Totti. Contando ainda com um centroavante forte como Luca Toni.

Para o técnico francês, a escolha pelo esquema deve ter sido influenciada ao analisar a importância das peças. A saída de Zidane, Malouda ou Ribery traria mais prejuízos para a equipe do que a ausência do atacante Trezeguet. Mas muitos times não contam com três meias de qualidade. E às vezes acabam abrindo mão de um bom atacante somente para ´seguir a onda´ do 4-2-3-1.

Uma outra crítica à exaltação e utilização do esquema por equipes brasileiras é que muitas vezes ele é utilizado apenas para tentar retrancar ainda mais as suas equipes. Acaba se tornando uma variação defensiva do esquema testado e aprovado por franceses e italianos na Copa. O esquema pode acabar virando sinônimo de retranca no Brasil, assim como a tentativa de cópia do antigo 3-5-2 europeu que no Brasil se parece, quase sempre, muito mais com um 5-3-2.

O Grêmio, com Mano Menezes, conseguiu fugir dessas adaptações desastrosas do futebol brasileiro e fez um excelente Campeonato Brasileiro utilizando o 4-2-3-1. Mas essa escolha deve ter sido motivada pela escassez de bons atacantes no clube e pela presença de bons meias como Hugo, Tcheco e Rafinha ou Léo Lima. E tinha um grande atacante como Rômulo que conseguia dar conta do recado jogando sozinho.

Finalizando, não acredito que qualquer esquema seja superior aos outros. O esquema deve ser analisado de acordo com o time. De acordo com as peças que fazem parte daquele time para escolher qual o esquema mais adequado.

Drogba: O Melhor da África em 2006


Leandro Silva

O atacante do Chelsea e da seleção de Costa do Marfim Didier Drogba foi eleito o melhor jogador do continente africano no ano de 2006. Os outros dois melhores foram o atacante Samuel Eto´o, de Camarões e do Barcelona, e o volante Essien, de Gana e do Chelsea. Os três primeiros do continente demonstram um nível altíssimo e confirmam a força dos jogadores africanos que fazem sucesso na Europa.

O prêmio foi merecidíssimo pela temporada destruidora do atacante Drogba que é a principal esperança do Chelsea para conquistar a UCL e tentar se manter em condições de ultrapassar o Manchester United na Inglaterra. Além de ter feito uma boa Copa do Mundo.

Confira alguns vídeos de Drogba:
http://www.youtube.com/watch?v=7RWw9cSGVE0

Por que não entrou?

Leandro Silva

Tem certos lances no futebol que a gente fica por muito tempo se lamentando. Por que não entrou? As vezes é algum lance que poderia resultar em um importante título para o nosso time. Mas muitas vezes esse sentimento é coletivo, de todos os apreciadores da mágica do futebol bonito.

E no último final de semana, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho protagonizou um desses lances mágicos que foram barrados pela trave. A torcida para que o lance resultasse em gol estava relacionada à eternização do lance que seria repetido por muitos e muitos anos. Pois geralmente, lances como esse acabam caindo no esquecimento - com exceção dos famosos "gols que Pelé não conseguiu fazer" - com o passar dos tempos.

O esquecimento desse lance poderia ser comparado a esconder alguma obra de arte belíssima em algum porão, longe dos olhos do público, deixando de ser contemplada, e perdendo assim o status de obra de arte, segundo a definição que aprendi estudante Estética e Comunicação, na faculdade.

Acompanhe o lance mágico: http://www.youtube.com/watch?v=8euf2--JQBA

Não deram certo


Leandro Silva


No dia 24 de janeiro, neste blog, falei sobre as contratações de Nonato e Ari pelo Fortaleza, para ilustrar o fato dos clubes brasileiros estarem apostando em ex-jogadores do Bahia enquanto o Bahia se encontra em uma péssima situação no futebol brasileiro. A expectativa era que os dois fossem mais exemplos de ex-tricolores que se destacam em outros clubes. Mas não deu certo. E a passagem dos dois pelo futebol cearense durou pouco e a dupla já foi dispensada.

DE VOLTA

O Blog está de volta. Depois de um tempo parado. Vamos tentar movimentar esse espaço que é nosso. Desculpas a todos os leitores.