terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Para calar o Boca

Leandro Silva

Todos contra Riquelme e o Boca Juniors. Esse deve ser o pensamento dos outros 37 clubes que participam da 49ª Libertadores da América, que começa hoje.

Riquelme foi o grande maestro da conquista da última edição pelo Boca e retornou para defender o título de campeão e de craque do torneio.

A fase preliminar da competição começa hoje com o confronto entre Arsenal, de Sarandi, da Argentina, e Mineros, de Guayana, da Venezuela.

O time da casa, o Arsenal, é o atual campeão de outra competição do continente. A Copa Sul-americana. Esse é apenas um dos seis embates eliminatórios válidos pela fase preliminar. Os vencedores passam para a fase de grupos.

Brasileiros – O único time brasileiro que participará dessa fase é o Cruzeiro. A estréia da Raposa será amanhã, no Mineirão, contra o tradicional Cerro Porteño, do Paraguai.

Quem passar cairá no Grupo 1 e terá como adversário mais forte o San Lorenzo, da Argentina. São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na fase de grupos.

O Santos é o único que chega enfraquecido na competição depois das saídas de Luxemburgo, Maldonado, Marcos Aurélio, Pedrinho, entre outros.

A equipe santista, que ainda tem grande jogadores como Adailton, Kléber, Fábio Costa e Kléber Pereira, caiu no mesmo grupo da surpresa da última edição, o Cúcuta, da Colômbia. E ainda tem o forte Chivas Guadalajara, do México.

A principal atração do São Paulo, e da competição ao lado de Riquelme, do Boca, é o atacante Adriano, o Imperador.

Se for campeão e destaque, ele repetirá a trajetória do craque argentino no ano passado, quando saiu da Europa para resgatar o bom futebol e levar um clube local ao título continental.

Além dele, o São Paulo repatriou o meia Carlos Alberto e contratou dois destaques da equipe do Botafogo. O ala Joilson e o zagueiro Juninho.
O tricolor caiu no Grupo 7. O adversário mais tradicional será o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão em 1989.

Cariocas – Os dois times cariocas fecharam o ano de 2007 embalados e também tiveram um acréscimo de qualidade.

O Flamengo manteve todos os destaques da arrancada do ano passado, como Ibson, Fábio Luciano, Bruno, Leonardo Moura, Juan e Souza. Ainda se reforçou com os meio-campistas Jonatas, Kleberson e Marcinho e o zagueiro Rodrigo. Além da incógnita Diego Tardelli.

No Grupo 4, o adversário mais complicado é o Nacional de Montevidéu.
O Fluminense, campeão da Copa do Brasil, chamou a atenção pelas contratações. Principalmente, para o ataque.
Juntou Dodô, Leandro Amaral e Washington. Resta saber se conseguirão dar certo juntos.

Para os outros setores, também trouxe jogadores como os meio-campistas Ygor e Conca. Mas o Flu também tem a sua aposta de risco. O lateral-esquerdo Gustavo Nery.
Ainda manteve peças fundamentais do time como os zagueiros Tiago Silva e Luis Alberto e o meia Thiago Neves.

O Grupo 8, do Fluminense, é complicado. Conta com Libertad, do Paraguai, e LDU, do Equador, duas surpresas em últimas edições. E pode ter o Arsenal, da Argentina, se passar pelo Mineros, da Venezuela.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 29/01/2008

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Lateral revelado pelo Bahia na seleção da Europa

Leandro Silva

O lateral-direito Daniel Alves, revelado pelo Esquadrão, foi eleito para a seleção da Europa no ano de 2007. A pesquisa foi realizada no site uefa.com e 277.985 usuários escolheram os 11 jogadores preferidos. Daniel Alves, do Sevilla, recebeu 92.894 votos para melhor lateral-direito do Velho Continente.

Os outros finalistas da posição foram Javier Zanetti, da Internazionele de Milão, Massimo Oddo, do Milan, Sérgio Ramos, do Real Madrid, e Zambrotta, do Barcelona.

O time completo foi formado por Casillas, do Real Madrid, Daniel Alves, do Sevilla, Nesta, do Milan, John Terry, do Chelsea, e Abidal, do Barcelona; Gerrard, do Liverpool, Seedorf, do Milan, e Kaká, também do Milan; Cristiano Ronaldo, do Manchester United, Ibrahimovic, da Internazionale de Milão, e Drogba, do Chelsea.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Fidelidade a toda prova

Leandro Silva

E aí? Você prefere ir pro shopping, praia, show ou assistir o seu time do coração pela TV ou no estádio? Ninguém prefere mais a última opção em todo o Brasil que o torcedor soteropolitano.

Essa afirmação, que já é quase um senso comum na cidade, foi atestada por uma pesquisa realizada pela Datafolha em novembro e divulgada na Folha de São Paulo do último domingo. A pesquisa foi feita com 11.786 pessoas em 25 Estados.

“Isso é importantíssimo. É uma constatação. Principalmente para o torcedor do Bahia. Na terceira divisão dar uma média de quase 40 mil é demais. A gente fica muito feliz por esse reconhecimento”, diz o diretor de futebol do Bahia Ruy Accioly.

Entre os entrevistados de Salvador, 28% afirmaram que freqüentam os estádios. Logo depois, ficaram os torcedores cariocas, com 27%.

OUTROS CENTROS – “O Maracanã faz a diferença. O Flamengo, que tem uma torcida mais presente, também contribui. Mas acho que é muito mais em função da história doMaracanã, de tudo aquilo que representa para os cariocas”, opina o volante Preto Casagrande, que começou a carreira no Vasco.

Apenas 15% dos entrevistados paulistanos afirmaram ir para os estádios. A desculpa para essa baixa fidelidade é a violência e a falta de segurança nos estádios.

“O torcedor baiano é muito presente. Pra gente não é só esporte, é um momento de lazer, e pode levar também a família. Essa condição talvez contribua para o público”, diz o cantor Tatau, torcedor do Vitória.

RECONHECIMENTO – O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, valoriza o resultado da pesquisa. “É importante porque agora tem o reconhecimento da mídia nacional”, afirma. “O torcedor soteropolitano coloca o futebol como primeira opção de lazer”.

O presidente da Torcida Organizada Povão, do Bahia, Rosalvo Castro, também comemora a comprovação da fidelidade. “É difícil reconhecerem alguns valores bons do Nordeste. Geralmente, exploram só os fatos ruins. Quando chegam ao ponto de reconhecerem é porque é muito evidente”.

“É apenas um referendo para aquilo que a gente já sabia. A Bahia é a terra do carnaval mas também é do futebol”, afirma Moisés Almeida, presidente da União dos torcedores do Vitória.

BAHIA– A mesma pesquisa apontou o torcedor do Bahia como o mais presente aos estádios no Brasil. Nada menos que 36% dos torcedores do Bahia entrevistados afirmam acompanhar o clube do coração in loco .

O segundo clube com a torcida mais fiel é o Flamengo, com 30% da torcida indo a campo.

Os torcedores dos dois clubes não falaram da boca para fora que preferem acompanhar o time do coração de perto. Afinal, Bahia e Flamengo tiveram bons resultados nas bilheterias durante o ano de 2007 e encantaram com as festas durante os jogos.

“O Flamengo tem um suporte muito grande da Rede Globo e, antigamente, da Rádio Globo.
Mas o Bahia consegue superar tudo isso, mesmo sem essa divulgação”, afirma Rosalvo Castro.

O cantor Tatau reconhece a força da torcida tricolor, mas espera que a torcida rubro-negra supere a rival. “Nós temos a consciência de que o Bahia tem uma torcida muito legal, muito boa, mas a torcida do Vitória nos últimos anos tem crescido demais e com certeza em muito pouco tempo, a gente vai chegar junto da torcida do Bahia”.

“Como é que um time jogando a 3ª divisão (em 2006) contra o Ananindeua, com todo respeito, consegue colocar mais de 50 mil pessoas?”, comenta Preto exaltando a fidelidade tricolor.

O diretor do Bahia, Ruy Acciolly, vê o resultado da pesquisa também como um aliado financeiro para o clube. “Você sabe que um time que consegue isso é porque tem muita torcida e isso é muito importante para o marketing. Na venda de produtos, exposição de símbolos. Mostra que tem consumidor e visibilidade”.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 15/01/2008

A estréia sonhada de Pato

Leandro Silva

Se o atacante Alexandre Pato já teve algum sonho com a sua estréia no Milan, com certeza deve ter sido parecido com a goleada de domingo contra o Napoli por 5 a 2, com um gol dele. Kaká também fez um e Ronaldo, inspirado, fez dois e jogou muito.

Na década de 80, o jogo entre Napoli e Milan costumava parar a Itália. Era a oportunidade de ver reunidos craques do quilate de Rijkaard, Gullit e Van Basten, pelo time milanês, e Maradona e Careca, pelo time napolitano.

Ontem, foi a vez de Alexandre Pato ser a grande atração do confronto. Era a estréia da mais nova jóia do futebol brasileiro, com a camisa rubro-negra, depois de ter sido contratado em agosto.O trio ofensivo do time milanês era totalmente brazuca, Kaká, Ronaldo e Pato.

O JOGO – E a primeira participação da revelação colorada na Série A italiana foi logo aos 39 segundos, quando deu um carrinho no zagueiro Cannavaro.

Aos 14, tabelou com Ronaldo, que tocou para Pirlo. O volante deu um passe na frente e o próprio Ronaldo finalizou – a bola bateu no goleiro e subiu. Na queda, Pato ainda correu para tentar empurrar para as redes, mas a bola atravessou a linha antes que ele conseguisse tocar.

Um zagueiro ainda chegou para cortar chutando para cima, mas o gol já havia sido marcado. Era o primeiro gol de Ronaldo no Italiano dessa temporada.

Mas, aos 27 minutos, o ótimo argentino Lavezzi cruzou na pequena área e Roberto Carlos Sosa empatou o jogo.

Não deu nem para comemorar. Três minutos depois, Ronaldo deu dois presentes para o estreante Pato no mesmo lance. O goleiro Iezzo defendeu as duas, mas no rebote, Seedorf não perdoou, estufando a rede.

Aos 34, Pato teve mais uma boa chance, mas o goleiro Iezzo parecia determinado a evitar um gol do brasileiro e defendeu.

O Napoli não se dava por vencido e, aos 36, Lavezzi foi atropelado na área por Kaladze. Pênalti, que Domizzi bateu e converteu.

Aos 35 segundos da segunda etapa, Ronaldo fez um gol de cabeça, que definitivamente não é a sua especialidade. Kaká era quem ainda não estava brilhando, mas aos 22 minutos marcou um golaço chutando de fora da área depois de boa jogada de Seedorf e Jankulovski.

Aos 27, aconteceu o momento mais esperado do jogo. O estreante recebeu um lançamento longo de Jankulovski, se livrou do agarrão de um zagueiro e tocou por baixo de Iezzo que saltou esperando um chute por cima.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 14/01/2008

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Batalhas longe da capital

Leandro Silva

Os dois únicos campeões baianos do interior do Estado se enfrentam hoje na primeira rodada do Campeonato Baiano.

O Colo-Colo, que joga em casa, foi o dono do pedaço em 2006, enquanto o visitante Fluminense de Feira foi o melhor da Bahia duas vezes, em 1963 e 1969.
Os dois times travam uma batalha pela contratação do ex-tricolor Ednei que pode dar um molho a mais para o jogo de hoje.

O Tigre de Ilhéus treinado por Almir Neto vai tentar fazer valer o mando de campo. O goleiro Ewerthon, o volante Juninho e o meia-atacante Gil, ex-Bahia, são os destaques do time.

O técnico Edu Lima, ex-jogador de Bahia e Vitória, teve problemas para escalar o Touro do Sertão para a partida de hoje.

Os principais contratados, entre eles Marquinhos ex-Vitória, Dudu, ex-Bahia, e Índio, ex-Flamengo, ainda terão que esperar um pouco mais para jogar com as cores do Flu.

O meia Gil Baiano, com passagens por Bahia e Vitória, pediu dispensa e não jogará o Baiano pelo Flu. Ele está sendo contratado por um time do Maranhão.

Edu Lima deve colocar em campo um time ofensivo com: Rafael, Nilmar, Uilton, Luciano e Deca; Germinio, Deive, Jânio e Geovane; Raul e Souza.

Embate de algozes – Ainda no sul do Estado, uma partida envolve os dois últimos algozes de estréias do Bahia (veja matéria na página 3), Itabuna e Vitória da Conquista.

Antes da estréia, o time conquistense dispensou dois zagueiros: Junior Baiano e Dias.
O técnico Elias Borges está confiante para uma boa largada no estadual. “Estamos tranqüilos porque pudemos avaliar as condições físicas e técnicas e já temos um time definido para encarar o Itabuna”, avaliou.

O Vitória da Conquista estréia com: Marcelo, Márcio, Artur, Sílvio e Claudemir; Éder, Edimar, Rafael e Cléber; Chulapa e Tatu.

O técnico do Itabuna Gélson Folgazzi deve escalar o Itabuna com Vandré, Leo Maceió, Emilio, Edson, Melke e Wescley; Rondinelli, Teo e Elisandro; Vagner e Juca.

Carcará x Tucano – No duelo de pássaros, o Atlético de Alagoinhas estréia fora de casa contra o Ipitanga. O time do treinador Antônio Dumas deverá começar com: Fábio Lima, Rogério, Edy, Tião e Tico; Diogo, Almir, Eduardo e Vaguinho; Preto e Nem.

O Ipitanga é treinado por Mastrillo, ex-volante do Vitória, e tentará uma boa estréia para embalar uma campanha melhor que a do ano passado.

Ainda reforçando – O Poções estréia hoje, em casa contra o Camaçari, e tenta pelo menos repetir a boa campanha do ano passado, quando chegou ao quadrangular final.

O time da estréia deverá ter: Marival, André, Dirley, Marivaldo e Marcos; Neguinho, Nenenzinho, Júnior e Givanildo; Nilton e Kafu (Deivid).

Nas próximas rodadas o “tricolor do sudoeste” deve anunciar dois meias com nomes que mais parecem de dupla sertaneja: Madson e Hudson.

Além do jovem meia-esquerda Júnior, de 16 anos, considerado pelo presidente Raimundão como o “Alexandre Pato do Nordeste”.

Colaboraram: Alean Rodrigues e Juscelino Souza (Das Sucursais)

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 10/01/2008