sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Atletas brilharam na festa dos Melhores do Esporte da Bahia


Os atletas e para-atletas, que são os verdadeiros protagonistas dos esportes, estiveram no devido lugar na noite desta quarta-feira, no centro das atenções do prêmio Melhores do Esporte da Bahia 2009, no teatro da Uneb, quando os destaques de cada modalidade no ano passado indicados por suas federações receberam os troféus e fizeram a festa com seus familiares, amigos e incentivadores.

A crônica esportiva baiana também marcou presença, abraçando o evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, e entendendo a importância deste momento de coroação daqueles que lutam o ano inteiro para elevarem o nome do Estado em competições nacionais e internacionais. Foram 135 troféus entregues aos atletas e para-atletas que mais se destacaram em 2009. Todos foram indicados pelas suas federações. Allan do Carmo, Marcelo Collet, Luana Barbosa e Maiane Fagundes ainda subiram ao palco no encerramento para receber os prêmios de destaques gerais no desporto e no paradesporto.

Allan do Carmo, atual vice-campeão mundial de maratonas aquáticas, era o atleta mais requisitado pela imprensa e ainda fez parte da mesa do evento, juntamente com autoridades como o secretário Nilton Vasconcelos, da Setre, e o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô. "Esse é o reconhecimento que o atleta tem por ter treinado o tempo todo e representado bem a cidade, o Estado, e o País, com todas as conquistas", disse o sorridente Allan do Carmo.

Se Allan já está fazendo coleção dos prêmios do Melhores do Esporte, pois já havia vencido em 2008, outros ainda estavam debutando na premiação. "Esse é o primeiro ano que eu ganho um troféu da Sudesb e é mais um título no meu currículo. Praticar esporte fica ainda mais prazeroso quando a gente vê que a nossa luta está sendo reconhecida", disse o judoca Geraldo Silva, vencedor de sua categoria, que ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2009.

A ginasta Gabriela Brentan, que também levou o troféu em 2008, chegou mais experiente para receber a nova premiação depois de ter chegado à seleção brasileira. "Esse ano eu me esforcei muito. Não só para voltar a ganhar, mas também para que eu evoluísse para poder, um dia, chegar à Olimpíada. A gente se dedica muito e é sempre importante quando se sabe que isto está sendo visto e valorizado", disse.

"Eu lembro que na primeira vez que eu fui ganhar um prêmio, não consegui dormir. Então imagino como eles (os atletas vencedores) devem estar. Esse prêmio significa muito para a auto-estima do atleta e é um reconhecimento do talento e do esforço deles pelo Governo do Estado. E a gente procura sempre reforçar esse tipo de ação", disse o diretor-geral da Sudesb, Bobô.

Os dirigentes de federações presentes também valorizam a premiação, como disse Hércules Pimenta, presidente da entidade responsável pelo vôlei na Bahia. "A importância desse evento é muito grande. O atleta se sente mais valorizado quando tem o seu esforço reconhecido. As federações, assim como a de vôlei, já fazem as suas premiações individuais, mas essa é geral e tem grande visibilidade".

Leandro Silva e Márcia Simas
Ascom/Sudesb
24/02/2010

Nenhum comentário: