segunda-feira, 22 de março de 2010

Para o Bahia, o que importa é o Baiano

O técnico Renato Gaúcho foi muito criticado na semana passada por causa da derrota tricolor para o Atlético Goianiense, por 2 a 0, pela segunda fase da Copa do Brasil. Além da escalação de três volantes defensivos, um dos motivos para as críticas foi a ausência de Edilson - o mesmo cuja contratação foi motivo de piada e de muita irritação para muitos - no proclamado "jogo mais importante do ano". Não concordo com essa denominação.

Para mim, os jogos mais importantes, nesta primeira parte do ano, são aqueles que valem pelo Campeonato Baiano e, se foi necessário Edilson folgar contra o Atlético, para jogar tão bem contra Feirense e Fluminense de Feira (nos triunfos por 5 a 1 e 3 a 2) valeu muito a pena. O Baiano deve ser mais valorizado por causa da rivalidade e, principalmente, porque é a chance mais real de acabar com o incômodo jejum de troféus do clube. E Edilson, que brilhou ao lado de Rodrigo Gral na vitória suada sobre o Fluminense, vem dando razão ao que eu disse sobre o seu crescimento e a sua importância, como referência, para o time.

Já o Vitória, que havia perdido na estreia da segunda fase para o Bahia de Feira, por 2 a 0, deu a volta por cima, goleando o Atlético de Alagoinhas, por 4 a 0, com quatro de Júnior. Ainda vi o atacante poucas vezes em ação. O bastante para acreditar que é muito superior a Schwenck.

O Império contra-ataca


O Botafogo estava com tudo para vencer o Flamengo pela segunda vez no ano. Estava vencendo, por 2 a 1, com dois gols do raçudo e perigoso atacante argentino Herrera,até os 48 minutos da segunda etapa, quando o Imperador Adriano deu mais uma mostra do seu poderio ofensivo ao marcar pela segunda vez na partida e igualar o marcador, dando ânimo para tentar superar o rival em uma possível quarta decisão consecutiva de estadual, já que o alvinegro já está garantido.

Mais importante que isso, a atuação de Adriano comprova a sua utilidade e que o Flamengo, e Andrade, fazem bem em dar moral para o atacante, que na minha opinião, tem que estar no Mundial. Quanto mais ele mantiver as suas regalias de forma pública com aceitação do grupo, mais ele deverá prorrogar a sua permanência no rubro-negro. O que, sem dúvida, só tem vantagens para o clube.

Está dando gosto de ver jogar - Santos e André

No dia 17 de janeiro deste ano, postei neste blog comentários sobre a estreia do Santos no Paulista, com goleada de 4 a 1 sobre o Rio Branco, com o título "Deu gosto de ver jogar", que seria perfeito para um título de hoje, dia seguinte à goleada de 9 a 1 sobre o Ituano. Fico feliz por ver em ação um time tão rápido e ofensivo e, também, por estar acompanhando a materialização de algumas previsões e constatações que fiz ainda no primeiro compromisso do alvinegro praiano em 2010. Sobre a força da juventude e do time (que ainda não contava com Robinho) e também sobre as qualidades do centroavante André, menos badalado daqueles titulares. Sobre o atacante, naquele dia, escrevi:

André, com cabelo moicano e chuteira amarela igual a Neymar, foi que mais me surpreendeu. As poucas partidas que tinha visto dele não tinham me deixado boa impressão, mas comecei a ver futuro nele pelo jogo de hoje. Não fez gol, mas participou das jogadas dos outros o que é um grande trunfo em um time que conta com grandes jogadores que chegam de trás.

Outros trechos sobre o time:
Ainda é cedo para avaliações sobre o futuro, mas o time do Santos, que goleou o Rio Branco por 4 a 0, deu gosto de se ver jogar. Parei para ver o jogo do Santos esperando ver um dos meus ídolos, Giovanni, em campo. Se eu estava esperando o toque da experiência, foi a juventude que me animou.

O quarteto de frente do Santos no primeiro tempo encantou. Paulo Henrique (20), Wesley (22), Neymar (17) e André (19) têm apenas 19,5 anos de média de idade e jogaram muito.A qualidade de Paulo Henrique e Neymar já era conhecida, no entanto o meia parece que amadureceu vários anos entre o final da última temporada e hoje.

Pode ser a hora de ser verdadeiramente protagonista.

O adversário não é parâmetro, mas o que me chamou a atenção foi a forma de jogar. Gosto muito quando começo a ter vontade de ver um time que eu não torço atuando. Era a sensação que eu tinha para ver aquela equipe do Santos em 2002, com Diego e Robinho.

Mesmo tendo feito essas previsões antes de toda a badalação em torno do clube, acho que as atuações podem continuar sendo ofensivas mesmo com a entrada de um outro volante, como Rodrigo Mancha, que jogou ao lado de Arouca, na incrível goleada deste domingo. Após a derrota para o Palmeiras, muita gente opinou que o técnico Dorival Júnior não poderia deixar que o resultado influenciasse na opção por um segundo volante no time. Eu acho que a formação fica mais competitiva com esse reforço na marcação.

Pena que muita gente considere aqueles que defendem a utilização sensata de jogadores marcadores no time como inimigos do futebol. A minha real preocupação era que o treinador voltasse atrás na sua frase dita naquele dia. "Se perdermos que seja atacando". Que siga assim. Dando gosto de ver jogar.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cruzamentos de quartas-de-final na Europa


Liga dos Campeões

Barcelona x Arsenal

Internazionale x CSKA

Lyon x Bordeaux

Manchester United x Bayern de Munique


Liga Europa

Wolfsburg x Fulham

Hamburgo x Standard Liége

Valencia x Atlético de Madrid

Liverpool x Benfica


O sorteio de hoje definiu os confrontos de quartas-de-final das duas principais competições do Velho Continente. Na Liga dos Campeões, lamento o choque prematuro entre Barcelona e Arsenal. Será muito interessante ver os duelos entre os times, mas acredito que o Arsenal merecesse chegar mais longe, mas será parado pelos espanhóis.


A Internazionale pode estar comemorando o cruzamento contra o CSKA Moscou, mas, certamente, deve ter lamentado o fato de, provavelmente, ter que encarar o Barcelona em uma das semifinais. Do outro lado, acredito que o Bayern, graças a Robben e Ribery, possa desbancar o Manchester, mas o favoritismo é do time de Rooney. No duelo francês, acho que o Lyon passará pelo Bordeaux, mas irá parar na semifinal.


Interessante é que vejo uma semelhança entre a situação atual do Lyon e a do Arsenal, que chegou à decisão de 2006. O Arsenal dominava o campeonato inglês, com impressionantes séries invictas e atuações magistrais de Thierry Henry, mas sempre caía cedo na Liga dos Campeões. Em 2006, quando o time começou a perder o domínio da Premier League, chegou à final contra o Barcelona. O Lyon também abandonou o domínio local desde a temporada passada e só agora tem uma chance muito real de chegar a uma semifinal.


Na Liga Europa, eu apostaria nas semifinais disputadas entre Hamburgo e Wolfsburg e do outro lado entre Liverpool e Valencia. Neste cenário, vislumbro uma decisão entre o Hamburgo, mandante, e o Liverpool.

terça-feira, 16 de março de 2010

"Bahia" está levando a melhor nos "Ba-Vis" de 2010


Na soma dos placares dos clássicos entre o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória no ano de 2010, o rubro-negro ainda leva vantagem, por ter feito 3 gols e sofrido dois, com um triunfo para cada lado, mas nos confrontos entre os times com nome Bahia contra os de nome Vitória os primeiros estão levando ampla vantagem.


O Esporte Clube Bahia já venceu o Esporte Clube Vitória, por 2 a 1, o Vitória, do Espírito Santo, por 2 a 0, e o Vitória da Conquista, por duas vezes, 4 a 0 e 2 a 1. Já o Bahia de Feira derrotou o Vitória por 2 a 0, no domingo. Enquanto o Esporte Clube Vitória derrotou o Esporte Clube Bahia, por 2 a 0, no primeiro Ba-Vi da temporada. Por enquanto, 5 a 1.
Esporte Clube Vitória 2x0 Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Bahia 2x1 Esporte Clube Vitória
Bahia 4x0 Vitória da Conquista
Vitória da Conquista 1x2 Bahia
Vitória/ES 0x2 Bahia
Bahia de Feira 2x0 Esporte Clube Vitória

Iniciativa diferenciada

Como todos já sabem, o Bahia vai expôr a sua marca na categoria Mini Challenge, da Stock Car, no carro do piloto baiano Patrick Gonçalves. Como não houve investimento financeiro por parte do clube, não há o que colocar defeito nessa iniciativa. Será bom para o piloto baiano que já começou a ter mais divulgação do que nunca por se aliar ao tricolor e para o clube que também terá uma exposição em outro esporte.

Para mim, a única bola fora foi tentar criar uma expectativa de que estaria chegando um grande jogador para o elenco. Apesar de ter no nome Esporte Clube Bahia, a sua torcida o encara como um clube de futebol, o que, talvez, tenha frustrado há muitos ao perceberem que não se tratava de nenhum atleta das quatro linhas, mas sim das quatro rodas.

Resistência de garoto


Na semana passada, já havia escrito sobre o crescimento de Edilson no final dos 90 minutos das partidas em que atuava, que parecia paradoxal com a sua idade (39) e o tempo parado (2 anos), e o atacante pentacampeão mundial deu mais uma prova na goleada sobre o Feirense quando fechou o placar de 5 a 1, já nos acréscimos, fazendo seu primeiro, e merecido, gol com a camisa tricolor.

Por falar em gols, esse jogo foi perfeito para quem gosta de belos tentos. Rodrigo Gral fez um belo gol de virada, depois de matar no peito, Bruno Silva, fez um golaço, colocado, de fora da área, Ananias mandou uma bomba, também de longe, e Rogerinho fez de falta, além da flechada de Edilson.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Zinedine Zidane - resenha


Terminei de ler o livro Zinedine Zidane, de Jean Phillipe e Patrick Fort, que conta a vida de um dos maiores, se não o maior, carrasco da Seleção Brasileira, o ex-jogador francês Zidane, que marcou dois gols na decisão da Copa do Mundo de 1998, e ainda acabou com o time de Parreira nas quartas-de-final da Copa de 2006.

Nem por isso o camisa 10 dos azuis ganhou antipatia no Brasil, muito por causa da sua elegância tanto dentro quanto fora das quatro linhas. E este livro consegue trazer ainda mais à tona toda a retidão e generosidade deste jogador que nem parecia do mesmo mundo dos outros.

A obra conta toda a carreira do craque desde o seu descobrimento até a cabeçada que desferiu em Materazzi na decisão da Copa do Mundo de 2006. Durante o livro, os autores tentam justificar essa atitude baseada na extrema busca por justiça do craque. É um grande livro. Para mim, peca apenas na tradução para o português, utilizando muitos termos futebolísticos que não são próprios do Brasil.

100 dias para a Copa

Uma centena de dias para o início da Copa do Mundo para quem espera quatro anos parece muito pouco, mas diante da ansiedade dos apaixonados por futebol ainda é muito tempo. Talvez seja pouco tempo também para Ronaldinho Gaúcho garantir uma vaga no Mundial, mas imagine quanto tempo será para Dunga ficar lendo e ouvindo as súplicas pelo jogador.

O baiano Daniel Alves não deveria ficar na reserva, seja em qual posição for. E não sou só eu que penso assim. Veja as palavras de um dos maiores jornalistas do País, Leonardo Bertozzi. "O Brasil precisaria de dois Daniel Alves: um para a lateral-esquerda, outro para o meio-campo. Como só existe um, o jogador do Barcelona tem que começar a Copa do Mundo como titular no meio. No amistoso de hoje contra a Irlanda, foi nítido como cresceu o rendimento da Seleção com sua entrada no lugar de Ramires".

Segue a minha lista atual para a Copa:

Júlio Cesar - Internazionale - ITA
Daniel Alves - Barcelona - ESP
Lúcio - Internazionale - ITA
Juan - Roma - ITA
André Santos - Fenerbahçe - TUR
Cristhian - Fenerbahçe - TUR
Gilberto Silva - Panathinaikos - GRE
Kaká - Real Madrid - ESP
Ronaldinho Gaúcho - Milan - ITA
Adriano - Flamengo
Luis Fabiano - Sevilla - ESP
Bruno - Flamengo
Victor - Grêmio
Maicon - Internazionale - ITA
Thiago Silva - Milan - ITA
Alex - Chelsea - ING
Marcelo - Real Madrid - ESP
Willians - Flamengo
Renato - Sevilla - ESP
Diego - Juventus - ITA
Robinho - Manchester City - ING
Nilmar - Villarreal - ESP
Alexandre Pato - Milan - ITA

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ba-Vi com triunfo tricolor coloca fogo no Baiano

O triunfo do Bahia sobre o Vitória, por 2 a 1, no maior clássico do nordeste pode até ser minimizado pela torcida rubro-negra, alegando que o clube não tinha o mesmo interesse do rival por já estar garantido na segunda fase. No entanto, por mais que o resultado não tenha determinado, de maneira concreta, nada para o futuro do certame, é inegável que tenha servido para colocar fogo na competição, inflamando os tricolores.

Para o Bahia, o resultado demonstrou que, ao contrário, das duas últimas edições do Baiano, quando o time largou na frente, inclusive vencendo os Ba-Vis inaugurais, mas perdeu o fôlego e o troféu, desta vez, o clube pode estar trilhando o caminho inverso. Começou levando 2 a 0 no clássico, mas já conseguiu vencer o segundo.

O triunfo serviu também para quebrar o bom retrospecto do rubro-negro em Pituaçu. Nos três clássicos anteriores disputados nesta praça esportiva, desde a sua reinauguração, o Leão havia vencido dois e empatado o outro. Agora, o tricolor continua levando vantagem no retrospecto recente dos jogos no Barradão, e acabou com o tabu negativo no Roberto Santos. O que conta muitos pontos no quesito emocional para uma possível decisão entre o maiores rivais do Estado.