domingo, 30 de janeiro de 2011

Desandou

O ano começou com a torcida do Bahia radiante, mas a coisa parece estar desandando. Mais uma derrota, agora de virada para o Fluminense de Feira, em Pituaçu, e o tricolor amarga a quinta colocação do grupo, com apenas quatro pontos ganhos. Volto a dizer que acho que o elenco foi muito bem montado, mas tem alguma coisa interna muito errada que vem refletindo em campo. O meia Camacho é a novidade boa do ano. Já foram três bonitos gols em menos que quatro jogos completos.

O Bahia de Feira perdeu a liderança do grupo depois de empatar com o Vitória, mesmo jogando melhor do que o rubro-negro. João Neto e Bruninho deram muito trabalho ao time soteropolitano. Eu ainda tentaria encaixar Jacson e Roberto nesse time, que tem tudo para fazer uma ótima campanha. O Vitória não jogou tão bem, mas conseguiu um bom resultado e segue bem no campeonato. Com moral em semana de Ba-Vi.

Show do herói tricolor de 2007

Herói do acesso do Bahia para a Série B do Brasileiro em 2007, o atacante Charles deu um verdadeiro show no triunfo de sua atual equipe, Americana, contra o Noroeste, por 5 a 1. O resultado colocou a equipe do interior, que tinha o nome de Guaratinguetá na liderança do Paulista. Foram três gols e mais dois passes para os outros tentos do jogo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Entrevista com o volante Anderson, do sub-18 do Bahia

Leandro Silva – Você chegou ao Bahia com quantos anos?
Anderson – Eu cheguei com 17, em agosto de 2010.

LS – E parece bem identificado com o clube. O que você conhecia do Bahia?
A17 – Eu sempre fui apaixonado pelo Bahia, mesmo quando era mais novo em Maceió. Eu jogava no CSA e tinha aquele lance de torcidas organizadas aliadas. E eu sempre assistia aos vídeos da Bamor na Internet e gostava demais.

LS – Então você é CSA.
A17 –Agora eu sou Bahia.

LS – E como você veio para o Bahia?
A17 – O curioso é que era pra eu ir para o Vitória. Quando eu tinha 12 anos, o Vitória me chamou, mas meu pai disse que eu não estava pronto ainda para ir jogar longe de casa. Eu não entendia aquilo. Achava que já tinha condições de sair para jogar, me aborreci bastante, mas acho que foi o destino que quis assim e me trouxe depois para o Bahia. Já estava traçado.

LS – Você chama atenção pela garra durante os jogos. De onde vem tanta vontade?
A17 – Eu quero muito jogar na Europa. E meu empresário me disse que para jogar lá é preciso marcar o tempo todo, dar um toque e passar, correr bastante. E eu coloquei isso em minha cabeça. Eu jogava como meia e passei a jogar como volante onde mais aparecem essas características.

LS – E você se espelha em algum jogador?
A17 – Não pela garra. Mas pelo jogador que é. Gosto muito de Kaká. Eu também sou evangélico, mas ainda não sou batizado.

LS- Como está sendo este retorno a Salvador depois da Copa São Paulo?
A17 – Desde o dia que a gente voltou para Salvador está sendo tudo maravilhoso. O apoio da torcida está sendo muito grande. E não é todo dia que a gente vai ser estar com o Governador do Estado, né?

LS – Acompanhei algumas entrevistas suas em campo para a TV durante a Copa São Paulo e agora estou comprovando que você consegue se expressar bem e é bastante comunicativo. De onde vem essa característica?
A17 – É a formação familiar. A minha família valoriza muito os estudos e eu também procuro me informar sempre.

Entrevista com o meia Igor, do sub-18 do Bahia

Leandro Silva – Antes do Bahia você jogou em quais times?
Igor – Eu comecei no Sertãozinho, depois fui pro Cruzeiro e pro Bahia. Vai fazer dois anos que estou aqui.

LS – E como foi ficar de fora da final da Copa (estava suspenso)?
I20 – Poxa, assistir ali e não poder ajudar a equipe é ruim demais. A gente trabalha o ano todo pra ir bem nessa competição, chega à final, com uma visibilidade muito grande, estádio lotado, TV pro Brasil todo, e não pode jogar. Mas Deus sabe das coisas. Espero que em 2012 a gente possa chegar novamente na final e eu possa jogar e ganhar.

LS – E o que você conhecia do Bahia?
I20 – Não conhecia muita coisa. Nunca imaginava jogar no Bahia. Mas meu sonho agora, em nome de Jesus, é começar a jogar profissionalmente aqui. A torcida é fantástica. No ano passado, só de assistir pela TV a torcida no estádio e recebendo os jogadores no aeroporto, já ficava arrepiado. No dia em que senti isso, chegando da Copinha, parecia um sonho.

LS- E quais os seus planos imediatos?
I20 – Agora a gente precisa evoluir a cada jogo. Senão vão achar que foi só uma chuva de verão. E não foi. Ainda temos o Baiano, a Taça BH, um torneio na Itália, o Brasileiro Sub-20, e como ainda tenho idade de juvenil ainda devo disputar o Baiano Juvenil. Espero que 2011, que começou tão bem, termine bem também. Tenho o objetivo de subir para a equipe principal em 2012.

LS – Você se espelha em algum jogador?
I20 – Dentro de campo, eu me espelho em Ronaldinho Gaúcho. Fora, eu sou o Igor mesmo. Não me espelho em ninguém, não.

Entrevista com Eduardo, zagueiro sub-18 do Bahia

Leandro Silva – Você tem quanto tempo atuando no Bahia?
Eduardo – Tem seis meses. Eu joguei cinco anos no Inter, mas estava em um time do interior, o SER Santo Ângelo.

LS – E como veio parar no Bahia?
E3 – Eu vim fazer testes. Tinha um treinador gaúcho antes do Laelson (Lopes) que me conhecia e me chamou para vir. Gostaram e eu fiquei.

LS – E o que você conhecia do clube antes de ser convidado para vir?
E3 –Eu sabia que tinha uma grande torcida, mas não imaginava que fosse tão fanática. Também não tinha noção da estrutura que o clube tem.

LS – Eu vi você tapando a palavra “vice” do “vice-campeão” ali na Taça. Ainda incomoda muito?
E3 – É chato porque a gente sabia que merecia o título. Foram jogos muito difíceis durante a Copa e a gente chegou até a final, mas futebol é questão de detalhes. E nos detalhes o Flamengo foi campeão .

LS – Você joga o tempo todo sério. Não se aventura a nenhuma gracinha com a bola, não é?
E3 – Eu aprendi que zagueiro deve fazer o simples. Assim já está bom.

LS – O treinador Laelson Lopes citou sua evolução durante a Copa São Paulo. Você concorda com isso ou acha que as pessoas é que passaram a enxergar mais qualidade em você durante a competição?
E3 - Evoluí bastante. Ganhei mais ritmo de jogo. E tive companheiros de qualidade, como (Everton) Beton. Ele me ajudou a evoluir.

LS - Vocês formam uma dupla afinada. Quais características dele você acha que complementam as suas?
E3 - Ele sendo mais técnico pra sair com a bola, e eu pela bola aérea e sou mais viril. Dizem que a zaga se completa assim.

LS - Nas escalações do Bahia nos jogos e até nas narrações sempre variava a forma como você era chamado: Eduardo ou Dudu. Você tem alguma preferência?
E3 – Eduardo. Acho que Dudu pra zagueiro não pega bem. Mas Dudu é meu apelido no grupo.

LS - Em qual jogador você se espelha?
E3 - Tem vários. Gosto da dupla do Barcelona: Puyol e Piqué. Puyol é muito determinado. E Vidic, do Manchester United.

LS - Você consegue tirar aquele lance do pênalti da cabeça?
E3 - Tô com a consciência tranquila. Até porque todo o grupo falou comigo que não tive culpa. E demonstravam pra mim que não foi pênalti. Isso foi importante porque a gente fica com uma sensação de culpa.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Homenagem merecida aos garotos do Esquadrãozinho

Estive presente nesta sexta-feira (28/1) a uma merecida homenagem feita pelo Governador Jaques Wagner para os garotos da equipe sub-18 do Bahia que chegou até a decisão da Copa São Paulo. E gostei muito de uma frase do Governador: "gostaria que tivesse sido 2 a 1 para nós, mas podem ter certeza que a homenagem seria a mesma". Foi uma justa valorização para um time que encheu os baianos de orgulho neste primeiro mês do ano.

Tive a oportunidade de conversar com alguns desses garotos e passei a admirá-los ainda mais. Todos pareceram muito humildes e souberam se expresar muito bem em suas entrevistas. Torcerei bastante para que eles consigam alcançar todos os seus objetivos e que não deixem que o sucesso suba para a cabeça.

Em breve, acompanhe aqui entrevistas com os meio-campistas Anderson e Igor e o zagueiro Eduardo.

Equilíbrio no início do Baiano

Apenas três rodadas se passaram. Ainda é cedo para chegar a conslusões definitivas, mas os clubes começam a mostrar o que se pode esperar deles até o final do Campeonato Baiano. Para começar, dá para dizer que as equipes foram bem distribuídas nos grupos, já que a soma de pontos dos participantes de cada chave chega aos mesmos 25. Em 18 duelos, foram sete vitórias para cada lado e quatro empates.

Há um sinal de equilíbrio também entre as duas principais forças do Estado. Até o final do tempo regulamentar do jogo entre Ipitanga e Bahia pela terceira rodada tricolores e rubro-negros estavam com a mesma pontuação e apenas um gol de saldo de vantagem para o Vitória, mas o gol de Sassá, nos acréscimos, deixou o Bahia dois pontos atrás do Vitória.

No grupo 2, contudo, os pontos estão mais distribuídos que no 1, tanto que a distância do líder, Vitória, para o lanterna, Serrano, é de apenas três pontos. Enquanto no grupo 1, o Bahia de Feira tem sete pontos à frente do lanterna Juazeiro, que perdeu os três jogos.

O momento era totalmente favorável ao Bahia antes de começar a competição, mas o Leão mostra que irá lutar pelo penta. O atacante Rildo, que veio da Ferroviária, de São Paulo, me deixou uma boa impressão, e acredito que será muito útil para o rubro-negro. O setor defensivo, entretanto, deve ser o ponto mais forte da equipe rubro-negra, com as presenças de bons jogadores como Alison, Eduardo e Uelliton. Até o momento, é o segundo time que menos sofreu gol na competição, apenas um golaço e outro por falha de Viáfara.

Enquanto isso, ainda acredito no time do Bahia e continuo entendendo que o clube armou um bom elenco. A grande expectativa em torno da equipe, por parte da torcida, entretanto, está se transformando em apreensão. O que pode tirar a tranqüilidade necessária para que as atuações passem a ser satisfatórias. O preparo físico ainda está precário e alguns jogadores importantes não estrearam, como Zezinho, Ramon, Luisão e Marcos.

O Bahia de Feira, entretanto, é o time que mais marcou pontos até agora (7). E já havia deixado uma ótima impressão por ter conquistado o título do Torneio Início, disputado uma semana antes do começo do Baiano. O time que já foi semifinalista em 2010 manteve alguns destaques da boa campanha, como João Neto, Jacson e Bruninho e ainda fez boas contratações como o dublê de meia e lateral-esquerdo Roberto, do tricolor da capital.

Interessante é que os dois clubes do interior que conseguiram derrotar os grandes da capital na primeira rodada, não conseguiram mais vencer ninguém nas rodadas seguintes. O Colo-Colo, que derrotou o Leão, segue invicto, depois de dois empates, enquanto o Serrano parou nos três primeiros pontos.

Texto publicado no site bobo8.com.br

Espontaneidade

Gostei de ler, no Jornal A Tarde desta sexta-feira (28/1), uma declaração do atacante Sassá, do Ipitanga, que fez dois gols no Bahia na rodada passada do Baiano: "Eu tenho o sonho de jogar pelo Bahia. Minha família também ficaria feliz se eu jogasse lá”.

Pode até parecer besteira ou que o atacante esteja fazendo média para cavar um espaço em um clube maior, mas geralmente os jogadores preferem ser menos específicos em suas declarações para não fecharem portas. O mais comum seria er dito que tinha o sonho de jogar no Bahia ou no Vitória. Sassá saiu de cima do muro e escancarou sua preferência.

Não vi o garoto jogando muitas vezes, mas sempre que vi, gostei das suas atuações. Se realizar seu sonho, entretanto, é bem provável que não tenha muitas oportunidades para mostrar o seu valor.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Roubando a cena

O Flamengo contratou para essa temporada grandes jogadores como Thiago Neves e Ronaldinho, mas o atacante Wanderley vai roubando a cena, e já marcou três gols neste Campeonato Carioca. Na estreia de Thiago, contra o Americano, o estreante fez os dois gols.

O atacante mostrou muita qualidade no Brasileiro do ano passado, atuando pelo Grêmio Prudente, e o Flamengo fez uma boa aposta. Antes, ele já havia se destacado na Ponte Preta, mas não conseguiu manter o nível no Cruzeiro.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bom jogo, grande vacilo

Como telespectador, gostei do jogo entre Ipitanga e Bahia, disputado em Senhor do Bonfim, pela terceira rodada do Baiano: um empate com seis gols, muita movimentação, lances bonitos e muita disputa. Mas o Bahia e a arbitragem voltaram a pecar.

Pela segunda vez atuando no interior, o tricolor voltou a sair de campo sem os três pontos e também teve novamente motivos para ficar na bronca com as marcações. Foram dois gols polêmicos que permitiram a reação, mais do que improvável, do Ipitanga, depois de ir para o intervalo com um placar adverso de 2 a 0.Uma falta discutível originou o primeiro gol ipitanguense e o atacante Sassá estava impedido quando marcou o segundo.

Ao contrário do primeiro tempo, quando jogou bem e chegou, com justiça ao placar de 2 a 0, com um de pênalti de Jael e um de Camacho, após bonita jogada, o time foi mal na segunda etapa, ainda achou um terceiro gol, com um bonito chute de fora da área do garoto Maurício, mas vacilou e cedeu o empate nos acréscimos.

Ainda não há motivo para desespero, principalmente porque a equipe ainda será bem reforçada com as entradas de Zezinho, Ramon, Luisão e Marcos. No entanto, é preciso retomar a força do clube fora de casa, um diferencial positivo na campanha do acesso para a Série A.

Barradão - O Vitória fez a sua parte, no Barradão, vencendo a boa equipe do Vitória da Conquista, por 2 a 0. O time ainda não passa muita confiança, mas vai tomando forma. E ainda terá importantes reforços como Eduardo e Pedrão. O zagueiro Alison já balançou as redes, pela primeira vez, com a camisa rubro-negra, e o meia Júnior Timbó fez um golaço de fora da área.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Entrevista com Rodrigo: treinador do Juvenil do Bahia

O ex-lateral-direito de Vitória, Corinthians, Cruzeiro e Seleção Brasileira, Rodrigo Chagas é treinador da categoria sub-17 do Bahia e está comandando a equipe sub-20 no Campeonato Baiano, enquanto Laelson Lopes está à frente do time na Copa São Paulo. Ele já trabalhou com 18 jogadores que participaram da Copinha e fala que a torcida tricolor pode esperar muita coisa boa por aí.

Leandro Silva - Quais dos jogadores da Copa São Paulo trabalharam com você?
Rodrigo Chagas - Quase todos. Doze estavam comigo no juvenil no ano passado. Mas também já treinei o sub-20 na Taça BH, então, desse grupo só dois jogadores não trabalharam comigo: o volante Fernando e o zagueiro Eduardo.

LS - Eu acompanhei três jogos do Bahia nessa Copa São Paulo e gostei muito de alguns jogadores, mas para você, que acompanhou em muito mais jogos e treinos e acompanha a evolução, quais são os principais destaques deste time?
RC - O (camisa 10) Fábio está sendo incontestável, né? Ele fez uma excelente Copa São Paulo e é um ótimo jogador. O Anderson também é um volante muito bom. Ele rouba a bola muito fácil e tem uma força tremenda. Ele jogou improvisado de meia e de lateral, mas foi um dos destaques da decisão. Foi um jogador que evoluiu muito de um ano para cá.O Filipe, volante, também é um jogador acima da média. Era o meu capitão e chama mesmo a responsabilidade. O Igor também fez muita falta nessa final. Ele joga muita bola.

LS- Madson era atacante e foi improvisado na lateral. Foi você que fez essa improvisação?
RC- Não. Foi o Laelson (Lopes) que fez. Uma improvisação que eu fiz foi o Laércio, que era lateral e eu coloquei como zagueiro, mas ele jogou a final como lateral e foi bem.

LS- Ainda teve aquela chance no final, hein?
RC- Nem me fale. Mas é o futebol. Fiquei muito chateado porque eles mereciam muito esse título, mas o goleiro (César, do Flamengo) fez a diferença. O goleiro do Bahia é bom, mas foi muito menos exigido.

LS-Você está treinando a equipe sub-20 no Campeonato Baiano da categoria. O próprio site do clube está chamando esse time de júnior B, mas teoricamente, pela idade, essa é que deveria ser a equipe principal, não?
RC-Nós estamos contando com jogadores como o (volante) Robinho, que já treinou no profissional.Além do (lateral-direito) Lucas, do volante Lenine. Mas acredito que o Laelson (Lopes) vai mesclar o jogadores (nascidos em) 1993, 1992 e 1991, e a base que ele deve colocar no Baiano é a da Copa São Paulo. Mas independente de quem for utilizado, o grupo do Bahia está muito forte. Não são só 11 jogadores. O Bahia vai lucrar em todos os aspectos com essa geração. Tanto com eles jogando aqui quanto com negociações.

LS-E como é que está a equipe no Campeonato Baiano?
RC- Vencemos as duas primeiras partidas (contra Serrano e Feirense) e estamos viajando daqui a pouco para Senhor do Bonfim, para enfrentar o Ipitanga. Eu coloquei como meta entregar a equipe para Laelson Lopes com 100% de aproveitamento. E vamos tentar chegar aos 9 pontos neste jogo. Robinho foi o melhor em campo contra o Feirense. Para a próxima partida, não vamos contar nem com Lucas, que foi relacionado pelo profissional, nem com Lenine, que se machucou no último jogo.

LS- Tenho a impressão que a Copa São Paulo está prejudicando os atletas com 19 e 20 anos, porque por mais que eles estejam mais preparados para atuar no profissional, a torcida acaba pedindo pela entrada dos garotos mais novos que acabaram se destacando na competição.
RC- Não é só isso. O futebol está exigindo que o cara apareça cada vez mais cedo. Hoje, as pessoas já querem que ele esteja no profissional já com 16 anos. Antigamente, o jogador podia estourar lá pelos 20, 21 anos, hoje mais não. Quando demora, acabam indo para times pequenos e um ou outro acaba retornando ou aparecendo em outro clube.

LS- Um exemplo é a lateral-direita dos juniores. Só vi uma partida de Lucas, no profissional, contra o Serrano, e gostei muito. Mas mesmo que ele esteja mais preparado para a equipe de cima do que Madson, a torcida deve pedir o segundo.
RC- Vai ser uma disputa boa. Eles são amigos e vai ser uma briga boa pela posição no Baiano.

LS- E o que você achou dos empréstimos de jogadores jovens como Roberto, Bebeto, Pink e Hélder para clubes do interior?
RC- Entra naquilo que nós já conversamos. Quando eles sobem pro profissional e não têm uma ascensão boa, por não ter muita oportunidade ou ir mal, acho que o ideal é emprestar mesmo. Para que possam retornar depois, mais maduros ou seguirem suas carreiras em outros clubes.

LS-O Baiano de Juvenil só acontece no segundo semestre. Como será o trabalho neste primeiro semestre?
RC- A gente usa este tempo para fazer um trabalho de correção em todos os aspectos. Na parte técnica, tática, musculação, fundamentos como o cabeceio. Além disso, a gente disputa algumas competições, como a Copa Rio, lá em Macaé.

LS- Algum tempo atrás, o Bahia quase não estava disputando competições interestaduais. Qual a importância desses torneios para o trabalho de vocês da base?
RC- Para nós, serve como referência do trabalho. E para os jogadores é muito bom porque dá experiência e maturidade.

Debandada brazuca no Braga


Há pouco tempo, a equipe do Sporting Braga chamava a atenção por disputar a Liga dos Campeões com um elenco formado em sua maior parte por jogadores brasileiros. Hoje, o clube eliminado na primeira fase da competição ainda conta com 11 representantes do País, mas com metade da temporada completa já teve a saída de 7 jogadores.

Cinco destes jogadores voltou ao Brasil. O arqueiro Felipe, que atuou 450 minutos em cinco partidas completas da Liga dos Campeões, está no Flamengo; O zagueiro Léo Fortunato não chegou a entrar em campo pela maior competição do Velho Continente e já está no Vitória, junto com Eduardo, que foi dispensado da equipe em outubro do ano passado por causa de problemas com bebida. Já o lateral-direito George Lucas, que nao jogou a Liga, está no Avaí. Por fim, o atacante baiano Élton, que jogou 9 minutos na Liga, retornou ao Vasco.

Outros dois jogadores continuaram no exterior. O zagueiro Moisés, que jogou 450 minutos de cinco partidas completas e ainda fez um gol, foi para o Oriente Médio, enquanto o atacante Matheus, que fez 3 gols em seis jogos, foi para a Ucrânia. Permanecem no time português: os goleiros Artur e Marcos; o zagueiro Paulão; os meio-campistas Leandro Salino, Márcio Mossoró, Vandinho, Guilherme, Vinicius; além dos atacantes Lima, Alan, Paulo César.

Motivo de orgulho para o tricolor

O Bahia perdeu a decisão da Copa São Paulo de futebol sub-18, mas encheu de orgulho a sua torcida. O tricolor fez uma ótima campanha e não se intimidou em momento algum, mesmo enfrentando outras grandes equipes. Um time aguerrido e que sabe o que fazer com a bola.

E o tricolor jogou até melhor que o Flamengo. Não fosse a excelente atuação do goleiro César, o título poderia ter vindo para a Bahia. Não fossem também alguns erros dos garotos do Esquadrão. O lateral Laércio não botou o pé pra valer e permitiu que o beque Frauches abrisse o marcador. Depois, o centroavante Rafael vacilou no voleio e perdeu uma ótima chance de empatar. Logo depois, entretanto, sofreu pênalti e cobrou com perfeição.

Um outro erro crucial foi uma perda de bola no meio que proporcionou um rápido contra-ataque, que foi parado, com pênalti, pelo zagueiro Eduardo, que foi expulso. Negueba cobrou e fez.

Com um a menos, e atrás do placar, ficou difícil para o tricolor reverter a situação, mas continuou jogando de igual para igual, até que o lateral Laércio perdeu um gol incrível no finalzinho. Aí foi só assistir à festa do Flamengo. Mas nada apaga a grande campanha tricolor e a final inédita para um clube do Nordeste.

Melhor ainda é saber que grandes jogadores estão sendo formados no Fazendão. Gostei muito do volante Anderson, dos zagueiros Eduardo e Everton, do lateral Madson e do atacante Fábio, além do goleiro Renan.

Bahia(1): Renan; João Marcos (Valson), Eduardo, Everton e Laércio; Anderson, Fernando (Rodrigo), Brendon (Mansur) e Filipe; Fábio e Rafael.
Flamengo(2): Cesar; Alex, Marllon, Frauches e Anderson; Muralha, Rafinha (China), Lorran e Adryan (Pedrinho); Negueba e Lucas (Thomas).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Voltando ao normal

Bahia e Vitória estrearam perdendo, mas já se recuperaram na segunda rodada do Baiano. O tricolor derrotou o Feirense, em Pituaçu, por 2 a 0, enquanto o Vitória ganhou, por 3 a 1, para o Juazeiro, em Senhor do Bonfim. Na primeira rodada, assisti ao jogo do Bahia. Desta vez, acompanhei o triunfo rubro-negro.

O Juazeiro foi muito mal e deixou uma péssima impressão. Já o Leão fez uma boa partida. O volante, improvisado na lateral-esquerda, Élton fez um golaço digno de receber aplausos até de tricolores: uma caneta, seguida de um chute cruzado lindo. O garoto Edson também fez um bonito gol, de oportunismo, e Rildo fez o outro. O meia Alan, ex-Bahia, fez o único gol juazeirense. Muito pouco.

O atacante Rildo, espécie de "Di Maria, destro, do Nordeste", como diria meu amigo Daniel Dórea, de A Tarde, fez uma ótima estreia, com muita velocidade. Mostrou que pode deixar de lado o anonimato. Ah...a semelhança com o jogador argentino do Real Madrid para no visual.

Vi poucos lances do Bahia. Dois bonitos gols e muitas críticas. Continuo otimista quanto a esse time tricolor. Principalmente, por achar que alguns jogadores importantes como Zezinho, Ramon, Luizão, Marcos e Jones (que deve ser opção para o decorrer das partidas), ainda não estrearam e poderão dar um acréscimo de qualidade.

Tropeço acompanhado de classificação


O Brasil decepcionou e empatou com a Bolívia na terceira partida do Sul-americano, com um empate de 1 a 1, mas garantiu vaga no hexagonal final da competição. O gol brasileiro foi do ex-rubro-negro Henrique, que retornou ao time depois de suspensão. Zé Eduardo também voltou. Do time que estreou, a única mudança era a saída de Oscar para a entrada do atacante Willian.

Pintura!!! Menez, da Roma, contra o Cagliari



Golaço do francês Menez, da Roma, contra o Cagliari, pelo Campeonato Italiano.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Feito histórico e mais orgulho tricolor

Foi de se emocionar, novamente. Os meninos do Bahia levam o Nordeste pela primeira vez a uma decisão da Copa São Paulo de futebol júnior. A vitória com o placar de 2 a 1 sobre o América Mineiro foi justa e premiou o melhor time em campo. O dever ainda não está cumprido. Resta a decisão contra o ótimo time do Flamengo.

Curiosamente, conheço até mais desse time do Flamengo do que do Bahia. Pude ver de perto, entrevistar e conversar, com alguns dos destaques da equipe rubro-negra no ano passado, quando estavam disputando a Copa 2 de Julho de futebol sub-17. O meio-campista Lorran e o atacante Rafinha foram alguns destes nomes. A partida da manhã da próxima terça-feira (25/1) tem tudo para ser emocionante e ter muita qualidade técnica dos dois lados.

O lateral-direito Madson, meia de origem, foi o grande nome da semifinal. Sofreu pênalti, cobrou e converteu, e ainda marcou o segundo. Pena que levou cartão amarelo e está fora da decisão, assim como o outro lateral, Jussandro, e o meio-campista Igor. A volta do "Gladiador" Rafael, suspenso contra o time mineiro, dá mais força física e presença de área ao ataque tricolor.

Até existe um Brasileiro de juniores, cujo atual campeão é o Cruzeiro, mas a Copa São Paulo, ainda possui o status de verdadeiro campeonato nacional de base.

O Bahia jogou com: Renan, Madson, Eduardo, Everton e Jussandro (Láercio) Anderson (João Marcos), Fernando e Brendon (Carioca) Igor, Fábio e Valson.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sem espetáculo, mas com golaço e eficiência

Depois da estreia contra o Paraguai, era esperado mais um espetáculo de Neymar contra a Colômbia, no Sul-americano Sub-20. O craque, entretanto, assim como a seleção, atuou com menos brilho. Ainda assim, fez um golaço em um chute forte pela esquerda. Antes, Casemiro e Willian já tinham balançado as redes, em grandes jogadas de Diego Maurício e Lucas.

No final, o placar de 3 a 1 manteve os 100% de aproveitamento do Brasil. Zé Eduardo e Henrique estavam suspensos e Ney Franco preferiu tirar o meia Oscar. Na minha opinião, as entradas de Fernando, Willian e Diego Maurício fizeram o time ganhar mais consistência.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Orgulho tricolor


A equipe sub-18 do Bahia está enchendo de orgulho a sua torcida com a ótima participação na Copa São Paulo. Depois de eliminar o rival Vitória, o tricolor conseguiu uma virada espetacular contra o forte time do Santos e chegou a uma mais do que merecida classificação para a semifinal da competição.

O time tricolor estava sendo prejudicado pela arbitragem, com um gol impedido, apesar de golaço, do beque Jairo, do Santos. No entanto, a equipe baiana não se entregou e conseguiu chegar ao empate e à improvável e heroica vitória, com os gols de Fábio e Rafael.

Eu tinha assistido apenas ao clássico contra o Vitória e a equipe não tinha deixado uma impressão tão boa quanto na partida contra o alvinegro paulista, mesmo enquanto estava sendo derrotado.

Na próxima fase, o tricolor terá a chance de dar o troco no América Mineiro, time pelo qual foi derrotado na primeira rodada da competição. Do outro lado, a briga será entre Flamengo e Desportivo Brasil. São quatro ótimas equipes na disputa. É motivo de orgulho saber que o Bahia está neste seleto grupo de finalistas. Sinal de que os tempos estão mudando.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Revanche carioca

Em julho do ano passado, da beira do campo de Pituaçu, assisti a um jogo emocionante disputado entre Flamengo e São Paulo, valendo vaga na semifinal da Copa 2 de Julho de futebol sub-17. O Flamengo jogou melhor, mas não conseguiutirar o zero do placar e foi eliminado porque o tricolor paulista tinha a vantagem por ter feito melhor campanha. O time do Morumbi acabou sendo vice-campeão. Nesta terça-feira (18/1), com 11 jogadores daquela partida em campo, o Flamengo foi à forra, venceu, por 1 a 0, a revanche e se classificou para as quartas-de-final da Copa São Paulo de futebol sub-18.

Seis jogadores do São Paulo estavam nos dois jogos - Marcelo, Luiz Eduardo, Miranda, Rodrigo Caio, João Felipe e Hugo -, enquanto no Flamengo foram cinco nomes repetidos - Vitor Hugo, Muralha, Lorran, Thomás e Rafinha. Adryan estava disputando a Copa 2 de Julho pela Seleção Brasileira.

Escalações da Copa São Paulo de futebol sub-18 2011:
São Paulo: Leonardo, Lucas Mendes (Marcel, aos 28'/1ºT), Marcelo, Luiz Eduardo e Miranda; Rodrigo Caio, João Felipe, Dener e Paulo Henrique (Caio, aos 14'/2ºT); Hugo (Bruno, aos 35'/2ºT) e Alfredo.
Flamengo: César, Alex, Marllon, Frauches e Anderson; Vitor Hugo, Muralha, Lorran,Negueba (Maicon, aos 39/2ºT) e Adryan (Rafinha, aos 12'/2ºT); Lucas (Thomaz, aos 23'/2ºT) .

Escalações da Copa 2 de Julho de futebol sub-17 2010:
São Paulo: Felipe Passoni, Felipe Santos, Marcelo, Luiz e Miranda; Rodrigo, João (Allan), Hugo Rodrigues (Ademilson Henry), Xavier (Mirrai); Guilherme (Aílton), Bruno Catanhede (Gabriel Modesto).
Flamengo: Caio, Fernando (Wallace), China e Escobar; Digão (Léo Arantes), Vitor Hugo, Muralha, Jadson e Grajaú (Jadson Nascimento); Rafinha e Thomas.

Confrontos das quartas-de-final
Bahia x Santos
Internacional x América Mineiro

Flamengo x Coritiba

Desportivo Brasil x Pão de Açúcar

Ba-Vi eletrizante na Copa São Paulo

O Bahia segue vivo em busca do inédito título da Copa São Paulo de futebol sub-18 e vai enfrentar o Santos nas quartas-de-final. Mas para o torcedor tricolor o que realmente importou foi ter eliminado o rival Vitória. O Ba-Vi foi emocionante. Só consegui assistir à partida a partir do segundo tempo. O rubro-negro já estava com um jogador a menos e o tricolor deu todas as chances para o Leão seguir na competição, mas acabou conseguindo o triunfo nos pênaltis, depois de ceder o empate nos acréscimos.

Bahia (4)1 x 1(3) Vitória
Gols:
Rafael (Bahia) e Adauto (Vitória)
Bahia:
Renan; Madson, Eduardo, Láercio e Jussandro; Felipe, Anderson (Vadson), Brendon (Rodrigo) e Igor (João Marcos); Fábio e Rafael.
Vitória:
Gustavo; Romário, Raphael, Dankler e Clayton; Dimas (Givanildo), Duylio, Mineiro e Arthur Maia (Adauto); Alan Pinheiro e Agdon (Elenilson).

Vale a pena ficar acordado - Brasil 4x2 Paraguai

Tem muito jogo da Seleção principal que dá sono até mesmo quando é disputado no período da tarde. Em compensação, a estreia do País no Sul-americano espantou qualquer vontade de dormir e fez valer a pena o fato de ficar acordado até mais tarde. O triunfo, de 4 a 2, sobre o Paraguai, com um espetáculo de Neymar fez encantar e vibrar. E a vibração veio muito mais pelo amor ao futebol do que por qualquer sentimento patriótico.

Para o telespectador, foi melhor ainda porque, além do show de Neymar, foi possível ver um jogo disputado e equilibrado. Por méritos do adversário, mas também por falhas brasileiras. O destempero chamou a atenção e prejudicou com as expulsões dó volante Zé Eduardo e do atacante Henrique. As atuações apagadas de Oscar e Henrique também tiraram boa parte do poderio ofensivo imaginado.

Por outro lado, o volante Casemiro e o meia-atacante Lucas se destacaram. Além de Neymar, que fez os quatro gols do triunfo brasileiro e deu show com dribles desconcertantes. A torcida local fazia a festa toda vez que ele tocava na bola. E ele jogou sério. Sem palhaçada. Sem menosprezar. Foi alegria de jogar futebol em estado puro.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

De olho em Londres

A seleção brasileira sub-20 começa nesta segunda-feira (17/1) a caminhada rumo à Olimpíada de Londres, que será disputada no próximo ano. O Brasil estreia no Sul-americano da categoria contra o Paraguai, de olho em três objetivos: conquistar o título do continente; garantir vaga no Mundial sub-20; e se classificar para os Jogos Olímpicos, que serão disputados por jogadores com até 23 anos. Com o reforço dos jogadores acima de 20 anos, o País pode lutar para chegar à primeira medalha de ouro.

A geração é talentosa e estou na expectativa de observar o funcionamento do setor ofensivo, bem leve, que contará com Oscar, como meia central, Lucas, como meia-atacante pela direita, Neymar, com a mesma função no lado oposto, e Henrique, mais centralizado. Se não der certo, imagino que Diego Maurício fique com a vaga do atacante que disputou o Brasileiro pelo Vitória.

O Brasil terá um importante desfalque para essa competição: o atacante Phillipe Coutinho, da Internazionale de Milão. O goleiro Milton, do Botafogo, o zagueiro Alan Henrique, do Vitória, o meia João Pedro, do Palermo, e o atacante Lucas Gaúcho, do São Paulo, foram os outros jogadores cortados, por opção do treinador Ney Franco. Na primeira fase, a equipe brasileira enfrentará Bolívia, Equador e Colômbia, além do Paraguai.

1 Gabriel (Goleiro-Cruzeiro)
2 Danilo (Lateral-direito-Santos)
3 Bruno Uvini (Zagueiro-São Paulo)
4 Juan (Zagueiro-Internacional)
6 Alex Sandro (Lateral-esquerdo-Santos)
5 Casemiro (Volante-São Paulo)
8 Zé Eduardo (Volante-Parma)
11 Oscar (Meia-Internacional)
10 Lucas (Meia-São Paulo)
7 Neymar (Atacante-Santos)
9 Henrique (Atacante-São Paulo)
12 Aleksander (Goleiro-Avaí)
13 Rafael Galhardo (Lateral-direito-Flamengo)
14 Romário (Zagueiro-Internacional)
19 Saimon (Zagueiro-Grêmio)
15 Gabriel Silva (Lateral-esquerdo-Palmeiras)
16 Fernando (Volante-Grêmio)
17 Alan Patrick (Meia-Santos)
18 Diego Maurício (Atacante-Flamengo)
20 Willian (Atacante-São Paulo)

A arbitragem...mais uma vez

O resultado negativo deste domingo do Bahia contra o Serrano pode não ter tanta importância ao final do campeonato, mas é bom que o tricolor preste atenção com o nível das arbitragens no Estadual para não ter prejuízos maiores como nos últimos anos. O árbitro Diego Pombo Lopes errou em dois lances decisivos. Deixou de marcar um pênalti claro em Boquita, a favor do Bahia, e assinalou uma falta inexistente do beque Titi, que resultou no segundo gol do Serrano. Os erros deixaram o estreante Rogério Lourenço na bronca.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Zebras passearam pelos gramados baianos

Bahia e Vitória decepcionaram suas torcidas com os resultados deste domingo (16/1), com derrotas para Serrano (em Conquista) e Colo-Colo (no Barradão). Tropeços são normais em início de ano, mas aumentam a pressão por bons resultados para apagar a impressão da estreia.

No caso do tricolor, a bronca ficou maior por causa do resultado do que pela atuação que não foi ruim. Faltou empolgar, mas alguns jogadores deixaram boa impressão. O garoto Lucas, da base, em sua primeira partida na equipe profissional, foi bem e deu a impressão de que poderia ter sido utilizado na Série B do ano passado, após a lesão de Jancarlos.

O beque Titi e o volante Jataí também fizeram bem a sua parte. Só não dá para querer que o zagueiro jogue pela direita, como em alguns momentos do jogo. Boquita deu claras demonstrações de que irá ser fundamental para a equipe de Rogério Lourenço, quando estiver melhor fisicamente, podendo participar mais do jogo. Bruno Paulo também deixou uma boa impressão.

Achei o goleiro Tiago um pouco inseguro em sua estreia. Souza também pode render muito mais. Apesar de ter feito uma boa partida, vacilou no lance do primeiro gol conquistense, ao tentar driblar, sem necessidade, no meio de campo. Camacho não me convence ainda. O capitão Nen também não começou bem o ano, um tanto atrapalhado. Os outros remanescentes da campanha do acesso foram bem, principalmente Ávine, autor do cruzamento para o gol de Jael. Hélder continuou sendo útil.

Da base, o meia Maranhão teve a oportunidade de estrear no profissional, substituindo Souza. O garoto mostrou muita velocidade e habilidade. Poderia ter decidido a partida com suas arrancadas, mas preferia passar a bola, ao invés de finalizar os lances.

Serrano (2): André Nunes; Ricardo Ehler, Jackson, Williames (Rubens) e Geovani (William); Joellan, Joélson, Gustavo e Samuel Júnior; Penna e André Araújo (Carlos Júnior).
Bahia (1): Tiago; Lucas, Nen, Titi e Ávine; Rafael Jataí (Camacho), Boquita, Hélder e Bruno Paulo; Jael e Souza (Maranhão).

Vitória (0): Viáfara; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Alan Henrique e Elton; Bida, Uelliton, Vander (Júnior Timbó) e Elkeson (Felipe); Adailton e Marcley (Edson).
Colo-Colo (1): Braz; Marcos, Alex, Rodrigo e Reivan; Eduardo (Cacimba), Peu, Narcísio e Inho Baiano; Nem (Jussimar) e Madson (Hugo).

sábado, 15 de janeiro de 2011

As melhores duplas de ataque do País em 2011

No ano passado, analisei e classifiquei aqui as 12 melhores duplas de ataque do País, para a temporada que iria começar. Quebrei a cara. O time que eu considerei como detentor da pior dupla foi exatamente aquele que mais fez gols e encantou o País no ano: o Santos. Em minha defesa, posso dizer que analisei Neymar e Giovanni e não Robinho, Neymar e André. O problema foi ter subestimado Neymar. Achava que ele ainda estava "verde". O melhor ataque apontado por mim no ano passado já foi desfeito, o "Império do Amor". Vejamos a classificação para a nova temporada.


1) Atlético Mineiro - Jóbson e Obina - Acredito que Tardelli será titular, mas como ou fã de Jóbson e Obina, escalaria os dois juntos. Pelas opções que Dorival Júnior tem, apostaria no Galo como ataque mais perigoso da temporada.
2) Grêmio - Jonas e Borges - Sou fã de Borges. Se ele voltar bem e Jonas repetir a última temporada, vai ser difícil segurar o Grêmio.
3) Fluminense - Emerson e Fred - Os dois se completam. Apesar do título Brasileiro do ano passado, é agora que a dupla pode, finalmente, acontecer, depois de tantas lesões. A entrada de Araújo pode fortalecer ainda mais o poderio ofensivo.
4) Santos - Neymar e Keirrison - Keirrison ainda não convenceu no Santos. Mas Neymar é Neymar. Não dá para subestimar novamente.
5) Palmeiras - Kléber e Adriano Michael Jackson - Acredito que Adriano ganhará a posição com o passar dos jogos. Quando isso acontecer, se joar ao lado de Kléber, o Palmeiras terá uma das melhores duplas do País.
6) Flamengo - Ronaldinho e Deivid - Ronaldinho é craque. Se contagiar Deivid, tem tudo para arrebentar em 2011.
7) Corinthians - Dentinho e Ronaldo - Se conseguir jogar com grande frequência, Ronaldo tem tudo para voltar a formar uma grande dupla com Dentinho.
8) Botafogo - Herrera e Loco Abreu - Carisma, disposição, raça e qualidade técnica. Esse é o segredo da dupla gringa do Fogão.
9) Cruzeiro - Thiago Ribeiro e Farias - Thiago fez uma ótima temporada. Se Farias embalar, a dupla promete.
10) Atlético Paranaense - Guerrón e Bruno Mineiro - Guerrón e Bruno Mineiro podem demonstrar perigo aos adversários pela velocidade.
11) Ceará - Iarley e Júnior - Iarley tenta recuperar o bom futebol de antigamente. Júnior que fez uma ótima temporada no Vitória tenta mostrar que não foi por acaso.
12) São Paulo - Dagoberto e Fernandão - Dois jogadores que não me agradam muito, mas têm nome.
13) Internacional - Rafael Sóbis e Alecsandro - os dois têm qualidades para formarem uma grande dupla.
14) Bahia - Jael e Souza - as características semelhantes podem atrapalhar o funcionamento como dupla, mas a qualidade dos dois pode resultar em muitos gols para tricolor.
15) Vasco - Éder Luís e Marcel - Se Éder Luís tivesse um parceiro melhor, o ataque do Vasco poderia prometer muito mais.
16) Figueirense - Lenny e Reinaldo - as características de Lenny e Reinaldo se complementam.
17) Coritiba - Marcos Aurélio e Leonardo - Marcos Aurélio é um ótimo jogador. Leonardo não me agrada.
18) Avaí - Rafael Coelho e William - É uma dupla limitada.
19) América Mineiro - Daniel Lovinho e Fábio Júnior - Fabio Junior sempre leva perigo aos adversários.
20) Atlético Goianiense - Juninho e Felipe - Felipe não vem de boa temporada no Goiás.

Uma das melhores contratações do País

O Botafogo anunciou a contratação do volante Arévalo Rios. Caso essa notícia fosse de sete meses atrás, eu a receberia com certa indiferença. Depois das atuações do volante na Copa do Mundo, sendo um dos destaques da equipe uruguaia, semifinalista, agora vejo com interesse e acredito ter sido uma das melhores contratações do ano no futebol brasileiro.
Na Copa do Mundo, cheguei a selecionar Arévalo entre os 23 melhores da competição. Como pode ser visto neste post. Se repetir as boas atuações do Mundial, dará um enorme salto de qualidade no meio de campo do Botafogo.

E o Fogão anunciou ainda a excelente contratação de Everton, campeão brasileiro com o Flamengo em 2009. Ótimas contratações alvinegras. Rodrigo Mancha é bom para compor o elenco. João Felipe, Lucas e Márcio Azevedo também. A lamentar apenas a saída de Jobson, o mais habilidoso do antigo elenco.

Enfim, saiu o primeiro gol da carreira

Fazer gol não é uma das atribuições mais cobradas para um zagueiro, mas todo mundo quer sentir o gostinho de correr para a torcida depois de balançar as redes. Anderson Martins, mesmo com mais de 100 partidas disputadas com a camisa do Vitória, só foi conhecer essa sensação na tarde deste sábado (15/1), quando fez de falta o único gol do Vasco no amistoso contra o Cerro Porteño. É o início com o pé direito para o antigo camisa 4 do Vitória, que agora veste a 25 do Vasco.

Foi uma boa contratação do Vasco para a atual temporada. Misael também foi um bom nome. Tenho minhas dúvidas quanto a Marcel e Eduardo Costa, os outros contratados.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Evolução comprovada


O acesso para a Série e os consequentes crescimentos na receita e na exposição do clube fizeram com que o elenco atual do Bahia seja muito superior ao que iniciou a disputa do Campeonato Baiano do ano passado.

Na zaga, Nen permanece, enquanto Luizão e Titi parecem dar um acréscimo de qualidade com relação a Alison e Vagner. O garoto Renê Santos também possui mais potencial do que Thiago, que iniciou o estadual passado como titular. Talvez Alison esteja no mesmo nível de Luizão e Titi, e sua permanência poderia ter sido benéfica.

Na lateral-direita, Bebeto permanece como quebra-galho, e Marcos, de volta, é melhor do que Rafael. Na esquerda, Ávine começa o ano com muito mais moral do que em 2010 e Dodô é melhor do que Daniel.

Com relação aos volantes, Marcone é o único remanescente. Se sofria com as críticas da torcida e da imprensa no início de 2010, inicia 2011 com o status de ter sido um dos destaques do retorno tricolor à primeira divisão. Eu gostava de Leandro e Bruno Silva que deixaram o clube, mas as chegadas de Boquita e Rafael Jataí e a permanência de Hélder, que chegaou para o Brasileiro, dá um acréscimo de qualidade de passe ao meio do Bahia.

Nas meias, Ananias e Maurício permaneceram para disputar posição com a legião de atletas promissores que o tricolor trouxe, como Magno, Jones, Camacho, além dos principais Ramon e Zezinho. Na minha opinião, a única perda do setor foi a saída de Rogerinho, muito bem suprida pela chegada dos novos contratados. No restante, o setor está bem melhor servido.

No ataque, a evolução é enorme. Jael, Souza, Bruno Paulo e Pedro Beda têm muito mais qualidade do que Lima e Rodrigo Gral. E Edilson já estava com uma idade bastante avançada. Apenas no gol, o Bahia começou melhor servido no ano passado, com Marcelo e Fernando, embora Tiago seja um bom goleiro.

É o suficiente para acabar com o jejum de títulos estaduais? Parece ser. É o suficiente para fazer uma boa campanha na Série A? Parece ser importante para formar a base da equipe do Brasileiro, que ainda deve necessitar de reforços.

2011
Goleiros: 1 Tiago, 12 Omar;
Laterais: 2 Marcos, 14 Lucas, 6 Ávine e 27 Dodô;
Zagueiros: 4 Nen, 3 Luizão, 22 Titi e 25 Wiliam Thiego;
Volantes: 5 Marcone, 30 Boquita, 8 Hélder, 68 Rafael Jataí, 23 Pablo, 25 Lenine;
Meias: 17 Ramon, 10 Zezinho, 7 Ananias, 20 Magno, 19 Jones, 16 Camacho, 70 Maurício, 87 Maranhão;
Atacantes: 11 Jael, 9 Souza, 90 Bruno Paulo, 50 Pedro Beda e 21 Gabriel.

2010
Goleiros: Marcelo e Fernando;
Laterais: Rafael, Bebeto, Ávine e Daniel;
Zagueiros: Nen, Alison, Thiago e Vagner;
Volantes: Marcone, Leandro, Bruno Silva, Mateus, Thiago Carpini;
Meias: Rogerinho, Abedi, Ananias, Maurício, Roberto, Raphael Luz e Vander;
Atacantes: Edilson, Rodrigo Gral, Lima, Wilson Júnior e Hélder.