domingo, 30 de outubro de 2011

Virada preocupante - Figueirense 2x1 Bahia

O Bahia saiu na frente, no Orlando Scarpelli, contra o Figueirense, com um gol do volante Diones. Já no segundo tempo, depois de marcar bem durante toda a primeira etapa. O resultado improvável, contra uma das equipes mais organizadas do campeonato, foi logo desfeito, pois o time catarinense chegou a um empate instantâneo e a uma posterior virada amarga e preocupante para os tricolores, com dois gols de Fernandes, com chutes de longe beneficiados pela força do vento. Com isso, o time baiano perdeu uma posição e agora só tem um time (Cruzeiro) o separando da zona de rebaixamento. A situação não ficou pior porque todos os times que estão agora abaixo na tabela também perderam na rodada. 

Não há muito o que se falar sobre a partida. O Bahia poderia ter saído com um resultado melhor, pois, mesmo tendo entrado em campo mais preocupado em se defender, foi o time que teve mais oportunidades na primeira etapa. E ainda saiu na frente no segundo tempo, mas não conseguiu segurar os chutes de Fernandes e não conseguiu reagir após a virada. Faltam seis rodadas e o drama aumenta. 

Figueirense: Wilson, Bruno Vieira, Roger Carvalho, Édson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Fernandes) e Elias (Aloísio); Wellington Nem (João Paulo) e Júlio César.
Bahia: Marcelo Lomba, Marcone, Paul Miranda, Titi e Dodô; Fabinho, Hélder (Jones), Diones (Júnior) e Camacho (Nikão); Gabriel e Souza.

sábado, 29 de outubro de 2011

Só um ponto atrás - Boa Esporte 1x2 Vitória

Se no primeiro turno, quando o Boa Esporte ainda não tinha despontado, o Vitória perdeu no Barradão, a expectativa para o jogo contra a equipe mineira pelo segundo turno, agora que o Boa está lutando pelo acesso não era das mais favoráveis, mas o rubro-negro venceu por 2 a 1 e se aproximou mais ainda do G-4. Agora, quinto colocado, só um ponto o separa do Americana, que é o quarto colocado, mas já apresenta sinais claros de desgaste.

O Vitória está cada vez mais perto do acesso até porque os resultados dos concorrentes diretos sempre têm ajudado ao rubro-negro.Marquinhos e Jean foram os autores dos gols rubro-negros, enquanto Jheimy fez o gol do time mineiro. O empate já era um bom resultado para a equipe baiana e ficou muito melhor quando Jean fez, já aos 37 minutos.

Boa Esporte: Luiz Henrique, Jackson (Ramon), Carciano, Higo e Marinho Donizete; Claudinei, Jean Cléber, Olívio e Carlos Magno (Marques); Moisés (Laércio) e Jheimy
Vitória: Douglas, Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Jean e Fernandinho; Uelliton, Preto (Neto Coruja), Gilberto (Xuxa) e Geovanni (Lúcio Flávio); Marquinhos e Fábio Santos.

domingo, 23 de outubro de 2011

Complicou - Bahia 0x2 Vasco

Deu tudo errado para o Bahia na rodada deste final de semana da Série A. Além de perder para o Vasco, por 2 a 0, em Salvador, viu quase todos os concorrentes pela permanência na primeira divisão vencerem seus compromissos. Apenas o Ceará perdeu, porque enfrentou o Atlético Paranaense. E a diferença do tricolor para a zona do rebaixamento agora é de apenas quatro pontos, pois o Bahia tem 36 contra 32 do time cearense.

O Bahia completou a terceira partida sem marcar um único gol e o quarto jogo sem vencer (empatou os outros três). O Vasco jogou muito e não deixou o tricolor jogar. Além disso, Joel Santana voltou a insistir com a escalação de Reinaldo para fazer a função de atacante pelos lados do campo e optou por colocar Jones para fazer a função que era de Carlos Alberto. Foram duas escolhas que pareceram incorretas e que se confirmaram no decorrer do jogo. O Vasco fez o primeiro gol ainda na primeira etapa com Felipe e ampliou já próximo ao final da segunda, com Diego Souza.  

Bahia: Marcelo Lomba, Gabriel, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder (Ávine) e Jones (Lulinha); Reinaldo (Júnior) e Souza.
Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Jumar; Eduardo Costa (Nilton), Rômulo, Allan, Felipe (Bernardo) e Diego Souza; Éder Luís.

Espetáculo do City

O clássico de Manchester parecia uma ótima pedida para o domingo pela manhã. E foi. Não pelo que se esperava, que era um jogo equilibrado entre as duas primeiras colocadas do Campeonato Inglês que estavam separadas apenas por dois pontos, mas pelo que se transformou, com um massacre do City sobre o United, por 6 a 1. Uma aula de futebol.

A partida começou truncada. As equipes se estudavam e concentravam a força na marcação. O Manchester United, time da casa, era um pouco superior e parecia que o jogo seria decidido nos detalhes. Até que, após uma rápida troca de passes, ao melhor estilo City, Balotelli colocou a bola no cantinho, sem chances para De Gea e abriu o placar, aos 22 minutos.

No segundo tempo, logo aos 2 minutos, o zagueiro Evans do United foi expulso e fez com que o City ficasse ainda mais superior. E, novamente, Mario Balotelli marcou, aos 15 minutos. Aos 24 minutos, Aguero marcou o terceiro. A fatura parecia liquidada, mas o técnico Mancini colocou em campo um atacante com fome de gols: Dzeko. Faltando nove minutos, Fletcher fez um golaço e diminuiu o placar. No finalzinho, entretanto, o City atropelou, como se tivesse enfrentando um time pequeno, com dois gols de Dzeko e um de David Silva.

Após a goleada história de 6 a 1, o City abre cinco pontos de vantagem na ponta, com 25 pontos de 27 disputados. Ainda acabou com a invencibilidade do rival na competição. Agora, além do City apenas o Newcastle, quarto colocando, segue sem perder.

Manchester United: De Gea, Smalling, Rio Ferdinand, Evans e Evra; Fletcher, Anderson (Phil Jones), Nani (Chicharito Hernandez) e Ashley Young; Rooney e Wellbeck.
Manchester City: Joe Hart, Micah Richards, Kompany, Lescott e Clichy; Yaya Touré, Gareth Barry, Milner (Kolarov) e David Silva; Balotelli (Dzeko) e Aguero (Nasri).  

sábado, 22 de outubro de 2011

Colou no G-4 - Vitória 3x2 Náutico

Uma rodada muda tudo. Durante a semana, o que mais se ouviu foi que a derrota para a Portuguesa havia acabado com as esperanças de acesso do Vitória. Já tinha advertido que era precipitação, pois a derrota para a Lusa, líder disparada, no Canindé, era previsível e que o rubro-negro ainda tinha saído no lucro na rodada com a derrota do Americana. Pois bem, o Americana voltou a perder neste sábado e o Vitória derrotou o Náutico, por 3 a 2. Agora, a diferença do time baiano para o G-4 é de apenas três pontos, faltando seis rodadas. Entre o Leão e o G-4, porém, ainda estão mais três concorrentes: Sport, Bragantino, e Criciúma, que têm 48 pontos, um a mais que o Vitória.

O Vitória voltou a não jogar tão bem, mas foi beneficiado pela arbitragem com um pênalti inexistente que abriu o caminho para o triunfo, com um gol de Fábio Santos ainda na primeira etapa. Na segunda, o Náutico empatou com Rogério, que, inexplicavelmente, estava no banco de reservas. Depois, apareceu o brilho de Marquinhos, que fez os dois gols rubro-negros. O segundo foi um golaço de cobertura. No final da partida, Rogério marcou mais um para o Náutico, novamente com Rogério, após boa jogada de Kieza, mas não deu tempo para buscar o empate. Neto Baiano ainda foi expulso por agredir o zagueiro Ronaldo Alves.

Vitória: Douglas, Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Jean e Fernandinho; Uelliton, Preto, Gilberto (Renan Silva) e Geovanni; Marquinhos (Lúcio Flávio) e Fábio Santos (Neto Baiano).
Náutico: Gledson, Peter, Marlon, Ronaldo Alves e Philip (Audemir); Everton, Lenon, Elton (Paulo Sérgio), Nilson (Rogério),  Eduardo Ramos; Kieza. 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

União de uma Nação está no Skoob

O livro A União de uma Nação está cadastrado no Skoob, uma rede social voltada para a leitura. Se você já leu, adicione com "Lido", e avalie. Se você ainda não leu, adicione como "Vou ler". Lá você vai poder comentar, fazer uma resenha, curtir no facebok, recomendar a leitura. 

No Skoob, você pode criar a sua estante com os livros que você já leu. Também pode selecionar livros que gostaria de ler. Issotem muita utilidade para que você lembre daquele livro que você teve vontade de ler, não teve acesso no momento e acabou caindo no esquecimento.Para quem gosta de ler, é uma ótima rede social. Vale a pena conhecer.

Visite:
http://www.skoob.com.br/livro/197127-a-uniao-de-uma-nacao

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Vira luso - Portuguesa 3x2 Vitória

O Vitória perdeu para a Portuguesa, por 3 a 2. Pode até parecer contraditório, mas a torcida rubro-negra ainda teve motivos para comemorar na noite. Uma derrota já era esperada, afinal a Lusa é líder disparada da competição, tendo se mostrado muito superior aos 19 concorrentes. Diante disso, o fato de ter se mantido à mesma distância de seis pontos para o G-4 é um fato positivo. Isso aconteceu porque o Americana perdeu para o Goiás, por 3 a 1, e continuou em quarto, com 50 pontos. Em contrapartida, o Leão caiu duas posições, e agora é o nono colocado, com 44 pontos, após os empates do Bragantino e do Criciúma. 

O início do jogo foi animador para o Vitória. Gilberto abriu o placar para o rubro-negro, o Náutico e o Americana estavam perdendo seus jogos. A diferença do rubro-negro para o terceiro e o quarto lugar cairia apenas para três pontos. E, na próxima rodada, o time baiano irá encarar o Náutico, em confronto direto, no Barradão. Era a ocasião perfeita para entrar no G-4. No entanto, tudo mudou.

O Náutico virou e venceu o Vila Nova, por 4 a 2, enquanto o Vitória também sofreu a virada da Portuguesa. Henrique marcou o primeiro. Em grande troca de passes, Edno encontrou o ex-rubro-negro Marcelo Cordeiro livre, o lateral avançou e, ao invés de chutar, tocou para Henrique, livre, empurrar para o gol. Em seguida, Marcelo Cordeiro cobrou escanteio e o zagueiro Leandro Silva pegou firme, de primeira, para virar. 

Na segunda etapa, a Portuguesa abusava das jogadas de efeito. Não bastava fazer o simples. Henrique, principalmente, tentava enfeitar todas as jogadas e proporcionava contra-ataques. Por isso, o Vitória levava perigo. A torcida rubro-negra ainda tem motivos para reclamar do árbitro que não marcou um pênalti do goleiro Weverton, que passou como um trator, derrubando o atacante Fábio Santos. Depois, Edno fez um golaço, após jogada de Júnior Timbó, revelado na Toca do Leão. Quando tudo já parecia definido, Maurício diminuiu para o Vitória, mas não deu mais tempo para mudar a história do jogo.

Portuguesa: Weverton, Luis Ricardo, Leandro Silva (Renato), Rogério e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Boquita, Marco Antônio; Henrique (Júnior Timbó), Ivo (Raí) e Edno.
Vitória: Douglas, Nino Paraíba, Jean, Maurício e Fernandinho (Felipe); Zé Luís (Xuxa), Neto Coruja, Preto (Neto Baiano) e Gilberto; Geovanni e Fábio Santos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ponto precioso em rodada favorável - Coritiba 0x0 Bahia

Dos nove times pior classificados na Série A, apenas o Bahia não perdeu na rodada deste final de semana. Dava até para ter ganho.Chances não faltaram contra o Coritiba, no Couto Pereira, mas também foi muito difícil parar os baixinhos do Coxa, principalmente o meia Rafinha. O triunfo nao veio, os gols não sairam, mas o 0 a 0 foi muito importante para o tricolor, que agora está seis pontos à frente da zona de rebaixamento. Foi o terceiro empate consecutivo.

O Bahia jogou ao melhor estilo Joel Santana: bem fechado e explorando os contra-ataques. E por muito pouco o tricolor não saiu na frente, principalmente com uma grande jogada do lateral-esquerdo Dodô, principal jogador em campo pelo lado baiano, e com Fahel, e bola salva por Gil na linha. 

O técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, conseguiu atrapalhar os planos do Esquadrão quando mudou o posicionamento do atacante Everton Avatar, colocando-o na direita. Com isso, Dodô tinha alguém para se preocupar e não podia mais atacar tanto. Um dos pontos positivos do jogo foi a arbitragem do gaúcho Jean Pierre Gonçalves. Um dos poucos nesse campeonato a não prejudicar o time baiano.

Dentro de campo, o Bahia teve atuações destacadas de vários jogadores, como Marcelo Lomba, Paulo Miranda, Fabinho e Fahel. Além de Danny Morais, que talvez tenha feito sua melhor partida pelo Bahia. Ricardinho também cresceu muito no segundo tempo.

Coritiba: Vanderlei, Jonas (Davi), Jéci, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); William, Gil e Rafinha; Everton Avatar, Marcos Aurélio e Bill (Leonardo).
Bahia: Marcelo Lomba, Fabinho, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô (Maranhão); Fahel, Marcone (Camacho), Hélder e Ricardinho; Jones (Lulinha) e Souza.

sábado, 15 de outubro de 2011

Virada polêmica - Vitória 3x2 Goiás

O Vitória pressionava muito o Goiás, que, com um jogador a menos desde o primeiro tempo, segurava o empate em 2 a 2, com muita luta. A bola cruzava a área esmeraldina a todo momento, levantada por Nino Paraíba, que fazia grande partida, mas teimava em não entrar. O rubro-negro baiano já estava prestes a completar a quarta partida consecutiva sem vencer, mas depois de mais um cruzamento, o árbitro marcou um pênalti, alegando um toque de mão inexistente de um defensor goiano. Neto Baiano cobrou e marcou o terceiro, virando o placar e colocando o Leão ainda em busca do acesso. Agora é o sétimo colocado, seis pontos atrás do G-4.

O Goiás abriu o marcador, ainda no primeiro tempo, aos 12 minutos, com Marcão, de cabeça. O Leão, entretanto, chegou ao empate, com o atacante Fábio Santos, também de cabeça. O zagueiro Marcão foi expulso e deixou o Vitória com um a mais. O Goiás seguia tentando as jogadas áreas. Em uma delas, Iarley cruzou, a bola foi lentamente, Guto cabeceou bem, mas faltou força e Douglas fez uma grande defesa. Na outra, Marcelo Costa cruzou muito bem, mas Iarley cabeceou para o chão e perdeu. Na jogada em que Marcelo Costa cruzou bem novamente e Guto testou firme, o time esmeraldino passou novamente à frente do placar.
No segundo tempo, o rubro-negro voltou buscando o empate e tentando aproveitar o fato de ter um jogador a mais. Fábio Santos balançou a rede, mas o gol foi anulado. O empate só saiu após a entrada de Lúcio Flávio. O meia achou Nino Paraíba livre na direita, o lateral cruzou e Xuxa chutou para empatar. Depois, foi pressão o tempo todo até chegar o lance mais polêmico do jogo. Nino Paraíba cruzou a bola muito próxima ao travessão, o zagueiro do Goiás, empurrado, joga a mão para cima. A falta clara foi ignorada e Fábio Santos cabeceou para fora. Nesse momento, o árbitro, que já estava muito mal na partida, viu um toque na mão inexistente e marcou pênalti. Neto Baiano, então, fez o gol do triunfo rubro-negro. Virada polêmica.

Vitória: Douglas, Nino Paraíba, Alison, Jean e Fernandinho; Uelliton, (Lúcio Flávio), Zé Luís (Marcelo), Charles Vágner e Xuxa; Geovanni (Neto Baiano) e Fábio Santos.
Goiás: Harlei, Douglas, Rafael Toloi, Marcão e Netinho (Oziel); Leandro, Thiago Mendes, Alan Bahia (Wallinson) e Marcelo Costa; Iarley (Carlos Alberto) e Guto.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Baianos ainda não venceram mineiros em 2011 nas duas principais divisões do Brasileiro

Não teve jeito. Com o empate entre Bahia e Cruzeiro esgotaram-se as possibilidades de um triunfo do Estado sobre Minas Gerais na Série A deste ano. Foram três empates em Salvador e três derrotas fora. Na Série B, mais uma derrota, dentro de Salvador. Ainda falta um confronto: o Vitória vai enfrentar o Boa Esporte. Em Minas Gerais.

Curioso é que no ano passado a situação foi muito diferente. Foram sete triunfos baianos contra apenas um mineiro. Veja aqui.

Confrontos entre baianos e mineiros neste Brasileiro
América 2x1 Bahia
Bahia 1x1 Atlético
Cruzeiro 2x1 Bahia
Vitória 0x1 Boa Esporte
Bahia 0x0 América
Atlético 2x0 Bahia
Bahia 0x0 Cruzeiro

Um grande primeiro tempo. E só - Bahia 0x0 Cruzeiro

O futebol vistoso de grande parte do primeiro turno do Bahia voltou a aparecer na primeira etapa do jogo contra o Cruzeiro. Velocidade, troca de passes, jogadas de linha de fundo, manutenção da posse de bola e domínio quase total dos rebotes faziam a torcida acreditar que o tricolor venceria bem o time mineiro. Superar o goleiro Fábio, que fazia grande partida, parecia questão de tempo. No entanto, o time caiu na segunda etapa, os 90 minutos se passaram, e nada de gol. E o placar ficou no 0 a 0.

O time que jogou muito no primeiro tempo caiu de produção no segundo. Joel Santana ainda mexeu mal, colocando Reinaldo e tirando Jones, perdendo a velocidade de uma vez por todas. Eu vejo Reinaldo como alternativa para Souza, Júnior e Reis e não como parceiro de algum deles. Tendo que correr o tempo todo e muito longe do gol, o camisa 79 perde a chance de poder fazer o que faz bem que é finalizar. Depois, Gabriel teve que sair e Joel colocou Danny Morais, que atuou bem como terceiro zagueiro. 

A diferença de um tempo para o outro foi tão grande que o Cruzeiro chegou a encurralar o Bahia em boa parte da segunda etapa. A péssima arbitragem também teve a sua parcela de contribuição para a queda de rendimento do tricolor. Na primeira etapa, quando o time baiano pressionava e deixava a equipe mineira claramente desnorteada, ínversões de escanteio, marcações de impedimento e faltas inexistentes passaram a truncar o jogo, tirar a velocidade e irritar os jogadores do Esquadrão.

Bahia: Marcelo Lomba, Gabriel (Danny Morais), Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Camacho (Lulinha) e Maranhão; Jones (Reinaldo) e Souza.
Cruzeiro: Fábio, Vítor, Léo, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Charles, Roger (Élber) e Montillo; Keirrison (Ortigoza) e Wellington Paulista (Anselmo Ramon).

terça-feira, 11 de outubro de 2011

E o Bahia chegou ao Fifa 12



E o Bahia chegou ao Fifa 12. No ano passado, logo que o tricolor confirmou o acesso para a Série A de 2011, escrevi um post neste blog chamado "Fifa 12, o Bahia está chegando". O texto falava sobre o simbolismo da volta do Esquadrão a uma das maiores franquias dos games de futebol. E o Fifa 12 chegou contando com o Bahia, licenciado, com escudo, uniforme e tudo mais.

No elenco, você pode tirar João Neto, que foi para a Portuguesa, e colocar o atacante Reis, que no jogo está no Cruzeiro. Basta transferi-lo. O jogo não traz, entretanto, outros jogadores do clube, como o goleiro Omar, os zagueiros Nen e Danny Morais e o meia-atacante Nikão, mas é possível criá-los. Dos atletas tricolores, o mais parecido de perto é o camisa 19 Carlos Alberto. Mas de longe as características físicas correspondem na maioria das vezes.

Você pode mudar o nome do estádio para Pituaçu e para recriar a atmosfera do local, é possível inserir os gritos da torcida no jogo, coloquei os tradicionais "Xalaialaiá", "Bahêa, minha vida", "Ah, eu te amo", "Bahêaaaaa", "Pituaçu, meu caldeirão", "Oba, oba, oba, oba, ô",  e o hino. Pode colocar alguma música para a entrada do time em campo, como, por exemplo, o próprio hino original. Dá até para colocar a torcida para xingar o juiz quando alguma marcação é polêmica. 

O jogo em si está muito bom. Trazendo várias novidades, como o estilo de marcação, muito mais trabalhoso, que exige muito mais do jogador. Os choques estão muito mais reais também. Até divertidos em muitos momentos. Além do Bahia, os outros clubes brasileiros licenciados são: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Atlético Paranaense e Coritiba. Os outros times da Série A vêm com uniformes, escudos e nomes genéricos, mas com elencos bem atualizados. Pelo menos, os padrões dos clubes não licenciados se parecem mais do que no Fifa 11. Depois trarei mais considerações sobre o jogo de maneira geral.


domingo, 9 de outubro de 2011

Vitória encara sua pior sequência de adversários do primeiro turno

No próximo sábado (15/10), o Vitória enfrenta o Goiás, no Barradão, tentando se aproximar do G-4. Esta partida marca  início da pior sequência de adversários enfrentados pelo rubro-negro no primeiro turno. Foram quatro derrotas consecutivas para Goiás, Portuguesa, Náutico e Boa Esporte. Para seguir lutando pelo acesso, o rubro-negro vai precisar melhorar muito o desempenho contra o quarteto a partir de sábado, pois depois ficarão restando apenas mais cinco compromissos no ano.

Confira os resultados da sequência do primeiro turno
Goiás 4x1 Vitória
Vitória 0x2 Portuguesa
Náutico 2x0 Vitória
Vitória 0x1 Boa Esporte

sábado, 8 de outubro de 2011

Mais uma dose de emoção - Botafogo 2x2 Bahia

Quem gosta de partidas emocionantes não pode deixar de assistir aos jogos do Bahia neste Brasileiro. A cena final em que a bola explode no travessão defendido por Marcelo Lomba e teima em não definir a sua rota, parecendo querer retornar para o gol, e a sequência de vários jogadores dos dois times jogados ao chão ao apito do juiz mostra o que foi o empate de 2 a 2 entre Botafogo e Bahia, em São Januário. Um empate que deve ser comemorado pelos baianos por terem jogado com um a menos desde o primeiro tempo, após a expulsão de Hélder. Com o resultado, o tricolor chegou aos 34 pontos. 

O Bahia esperou o Botafogo tomar a iniciativa do jogo como mandante e como equipe que está muito melhor classificada no Brasileiro, mas foi do tricolor o primeiro gol da partida, depois de boas chances do time carioca. Marcos cobrou uma falta lateral para a área e a bola sobrou para Souza, que empurrou para fazer a festa dos tricolores. Na comemoração, uma lembrança dos tempos de Flamengo: o gesto de 'chororô', que tanto irritou os botafoguenses no passado. 

Sair na frente do placar era tudo que o Bahia queria para poder jogar ainda mais fechado, mas não hove tranquilidade porque o volante Hélder entrou de sola em uma jogada simples no meio-de-campo e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o time com 10 em campo. Era de se esperar que Joel Santana colocasse Marcone para recompor o setor tirando algum homem de frente, mas, talvez intimidado pelas críticas feitas por Caio Júnior, treinador do Botafogo, durante a semana, sobre a fama de retranqueiro do comandante do tricolor, ele resolveu manter o time como estava.

Veio o segundo tempo, o Botafogo tirou o lateral-direito Lucas e colocou mais um atacante, Willian. A pressão já era esperada e aconteceu, mas o Bahia conseguiu uma grande jogada em que Jones chutou cruzado, Renan salvou jogando para o lado, Maranhão dominou no lado da área e, ao invés de tocar para trás, para Souza, resolveu cruzar para o outro lado, desperdiçando a chance. No contra-ataque, saiu o gol de Alex. Não deu nem para respirar e o Botafogo já estava virando, com Caio, que já tinha quase feito um gol de placa em uma arrancada incrível no primeiro tempo.

O ritmo alucinante da segunda etapa prenunciava uma goleada carioca, mas Fahel, 'adorado' pela torcida do Botafogo, sofreu pênalti. Souza mandou para as redes, fez seu oitavo gol no Brasileiro, e ainda repetiu o gesto do 'chororô'. O camisa 9 foi o melhor em campo por parte do time baiano. Depois, o jeito foi segurar aquele empate com sabor de triunfo, que manteve a invencibilidade do Bahia contra times do Rio de Janeiro nesta Série A, após sete confrontos, com três vitórias e quatro empates. Só falta o Vasco, em Pituaçu.

Botafogo: Renan, Lucas (Willian), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Caio e Alex.
Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Hélder, Camacho e Maranhão (Reinaldo); Jones (Lulinha) e Souza (Júnior).

Reclamando de quê? - Bragantino 2x2 Vitória

O Vitória enfrentou um dos adversários diretos, fora de casa, e ainda conseguiu empatar o jogo, com um jogador a menos, apenas nos acréscimos. Tem algum motivo para reclamar do empate por 2 a 2 com o Bragantino? Para muitos torcedores, sim. Apenas a situação em que o Leão se encontra na tabela e a necessidade de recuperar pontos perdidos é que pode justificar o fato de não considerar um resultado como esse favorável. Principalmente, porque todos os principais concorrentes ao acesso também empataram na rodada, o que manteve o time a oito pontos do G-4 e ainda fez subir da nona para a oitava posição já que o Criciúma perdeu para o Goiás, próximo adversário rubro-negro.

O rubro-negro saiu na frente do placar, em meio a muita chuva, logo no início com o atacante Fábio Santos. O Bragantino demorou a se organizar, mas conseguiu empatar com o zagueiro André Astorga. Na segunda etapa, depois da expulsão de Gilberto, o time paulista voltou melhor e desperdiçou muitas chances de virar o placar, inclusive com a anulação de dois gols do atacante Lincom. Até que o Vitória teve a chance de fazer o segundo: pênalti, que Fábio Santos perdeu. Para piorar, já nos acréscimos, Lincom conseguiu fazer um gol validado, virando o jogo. Na saída de bola, entretanto, Xuxa fez o gol do empate rubro-negro, que chegou aos 41 pontos. 

Bragantino: Gilvan, Júnior Lopes (Otacílio Neto), Luís Henrique e André Astorga; Diego Macedo, Luiz Carlos (Finazzi), Esley, Marcinho (Luís) e Léo Jaime; Luis Mario e Lincom.
Vitória: Douglas, Maurício, Jean e Gabriel Paulista; Nino Paraíba (Mineiro), Zé Luís, Preto (Charles Vágner), Gilberto e Fernandinho; Fábio Santos e Neto Baiano (Xuxa).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O único titular sobrevivente do acesso

Ele era um dos mais discretos, mas também regulares, dos titulares do Bahia na conquista do acesso para a Série A em 2010. Chegou 2011, seguidas expulsões e uma má fase técnica acabaram fazendo com que ele ficasse esquecido no elenco, mas Joel Santana chegou, perdeu duas partidas seguidas e tirou o piauiense Hélder da cartola para equilibrar o meio-de-campo tricolor. Desde então, foram três vitórias e uma derrota (quando atuou como lateral-esquerdo). De esquecido, o camisa 8 passou a ser o único dos titulares do acesso a permanecer como titular agora na Série A, já que Ávine, ainda se recupera de uma artroscopia.

Enquanto o ex-capitão Nen não estreou ainda neste Brasileiro, Marcone e Jancarlos, outros remanescentes dos titulares de 2010, já foram donos de suas posições durante esta Série A, mas foram superados por Fabinho e Marcos, respectivamente. Enquanto isso, o goleiro Fernando e o zagueiro Alison estão disputando novamente a Série B, pelo Vitória. O volante Fábio Bahia e o atacante Adriano Michael Jackson foram para a China, enquanto o meia Morais voltou para o Corinthians, e o atacante Jael está no Flamengo.

Confira onde estão alguns dos jogadores do grupo do acesso:
Fernando - Vitória
René - Barueri
Omar - continua no Bahia
Jancarlos - continua no Bahia
Alison - Vitória
Nen - continua no Bahia
Ávine - continua no Bahia
Diego Côrrea - São Caetano
Fábio Bahia - futebol chinês
Marcone - continua no Bahia
Hélder - continua no Bahia
Bruno Octávio - Corinthians
Morais - Corinthians
Ananias - Portuguesa
Rogerinho - Vissel Kobe - Japão
Vânder - Flamengo
Felipe - Guarani
Adriano Michael Jackson - futebol chinês
Jael - Flamengo
Everton Avatar - Coritiba

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Decepcionou - Vitória 1x2 Barueri

Quase todos os resultados desejados pela torcida do Vitória se confirmaram na rodada desta terça-feira da Série B. Entre os poucos que não se confirmaram estava justamente o principal: o rubro-negro perdeu para o Barueri, no Barradão, por 2 a 1. Decepção total. Agora, a diferença para o G-4 é de 8 pontos. O quarto colocado agora é o Náutico, com 48 pontos, depois de perder para o Guarani. O Americana subiu para a terceira posição, com os mesmos 48 pontos, depois de empate com o Bragantino. O Sport perdeu para o São Caetano e continua com apenas 3 pontos a mais que o Leão baiano, que perdeu uma posição para o Criciúma.

A vitória do Barueri foi construída ainda no primeiro tempo. René Simões armou a equipe bem fechada, marcando bastante e só saindo na boa. Foi assim que saiu o primeiro gol de Saldanha. O Vitória tentava empatar, mas sofreu um duro golpe já nos acréscimos, quando o volante Alê marcou o segundo.

Na segunda etapa, o Vitória voltou mais ofensivo. Geovanni e Lúcio Flávio jogavam bem, mas o atacante Fábio Santos deixava a desejar na frente. E o goleiro Juninho, cria do Vitória fechava o gol. Até que o atacante sofreu pênalti do arqueiro. A confusão para definir quem seria o cobrador demonstra que o ambiente rubro-negro deve estar conturbado. Fábio Santos tomou a bola e bateu para diminuir. René Simões fechou ainda mais a equipe e segurou o triunfo por 2 a 1.

Vitória: Fernando, Léo, Alison, Jean e Gilberto; Zé Luís (Geraldo), Charles Vagner, Preto (Lúcio Flávio) e Arthur Maia (Neto Baiano); Geovanni e Fábio Santos.
Barueri: Juninho, Marcos Pimentel, Rodrigo Arroz, Edson Borges e Guto; Alê, Anselmo (Diego Giaretta), Ademir Sopa e Alex Maranhão (Gil); Saldanha e Léo Gamalho (Zé Carlos).

sábado, 1 de outubro de 2011

Virada na raça - Bahia 3x2 Avaí

No primeiro turno, quando o Bahia perdeu para o Corinthians, mesmo jogando muito melhor que o adversário, o técnico do alvinegro paulista, Titi, disse que o campeoato às vezes tira pontos que um time merecia vencer e depois devolve quando o time não atua tão bem. Talvez na noite deste sábado, o Brasileiro tenha devolvido os três pontos perdidos naquela noite, já que o tricolor não atuou bem, mas conseguiu, na base da raça, uma virada incrível, por 3 a 2, que fez chegar aos 33 pontos e abrir, provisoriamente, oito pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.

O atacante Júnior foi um dos poucos jogadores do elenco atual que aproveitou a sessão especial do filme "Bahêa Minha Vida" para conhecer um pouco mais da história do clube e da importância que ele tem para seus torcedores, e parece ter se inspirado, fazendo dois gols. Ele nem começaria jogando, caso Souza não tivesse sido vetado pelo Departamento Médico, mas acabou sendo decisivo, assim como Maranhão, que chutou errado para o gol, e Lulinha, que mandou para as redes. Os dois entraram em campo apenas na segunda etapa. A garra e o destino foram determinantes para a primeira virada do tricolor na competição.

O Bahia não começou bem a partida e o Avaí criou as primeiras oportunidades, até que, aos 36 minutos, em uma bola despretenciosa lançada para a área, Paulo Miranda brigou e cruzou para Júnior que empurrou para o gol. A partir daí, o tricolor assumiu o controle do jogo até o final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, entretanto, o Avaí surpreende com um gol confuso logo no primeiro minuto e virou com Pedro Ken logo aos nove. Aos 33 minutos, tudo já parecia perdido para o Bahia, quando Dodô cruzou para a área, Fabinh chutou, Felipe fez uma ótima defesa, no reflexo, mas rebateu na direção de Júnior, que empatou. Dois minutos depois, Maranhão chutou errado, Lulinha interceptou e, caindo, conseguiu chutar no canto, decretando a virada. Emoção pura.

Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder (Maranhão) e Camacho (Lulinha); Jones (Reinaldo) e Júnior.
Avaí: Felipe, Daniel, Dirceu, Gian e Fernandinho; Bruno Silva (Batista), Júnior Urso (Rafael Coelho), Pedro Ken, Lincoln (Acleisson) e Robinho; William.