sábado, 7 de julho de 2012

Partidas emocionantes definem os oito finalistas da Copa 2 de Julho


As oito melhores equipes da VI edição da Copa 2 de Julho de futebol sub-17 foram conhecidas neste sábado (7/7), quando passaram pelas oitavas-de-final. E já voltam a campo neste domingo (8/7) pelas quartas-de-final da competição buscando uma vaga nas semifinais. A competição começou no dia 30 de junho, com a participação de 48 equipes. Agora, restam apenas: São Paulo, Seleção Chilena, Cruzeiro, São Francisco do Conde, Vitória, Seleção Brasileira, Bahia e Santos.

Atual campeão, o São Paulo manteve os 100% de aproveitamento na competição ao vencer o Nuevo Horizonte, da Bolívia, por 3 a 0. Matheus, Tyroane e Marcus Vinicius fizeram os gols do tricolor paulista, que terá a vantagem do empate contra a seleção chilena, pelas quartas-de-final, neste domingo (8/7), em Lauro de Freitas, às 16h.  

O diretor-técnico do São Paulo, René Simões, assistiu às partidas das oitavas-de-final realizadas em Lauro de Freitas e elogiou a competição. “Participei de uma reunião com a CBF e a Copa 2 de Julho foi bastante elogiada. O trabalho que é feito não só com essa Copa como com os cursos de gestão esportiva e de treinadores é muito importante. A Fifa, inclusive, já tem um projeto, que eu ainda não sei se já está em prática, que busca chegar às comunidades, assim como já é feito pelo Governo e Sudesb. Essa é uma reação da Fifa, porque o futebol está perdendo espaço. Está tendo concorrência de outras modalidades, principalmente o MMA, que agora tem muita visibilidade. Basta ver o destaque dado à luta de hoje (entre Anderson Silva e Chael Sonnen).

Emocionante- O Chile, adversário do São Paulo na próxima fase, venceu o Salvador, por 2 a 0, em partida emocionante. Os baianos foram melhores no primeiro tempo, mas as duas equipes procuravam sempre o gol, esbarrando nas defesas bem montadas. O equilíbrio era tanto que, até no número de bolas na trave, o jogo estava empatado: uma para cada lado. Na segunda etapa, com a vantagem do empate, o Salvador recuou e passou a ser mais pressionado. Até que, em um final emocionante, já nos acréscimos, depois de cruzamento para a área, o atacante Roberto Riveros tirou do alcance do goleiro para abrir o placar. Logo depois, Mattias Ramirez driblou dois zagueiros, passou pelo arqueiro e fez um golaço, fechando o placar em 2 a 0 a favor dos chilenos.

A seleção chilena conta com Kevin Medel, irmão de um dos destaques da seleção principal chilena, Gary Medel, volante do Sevilla, conhecido como pitbull, por causa do seu forte poder de marcação. Kevin também se destaca como marcador e segue os passos do irmão que participou da ótima campanha que levou o Chile ao terceiro lugar no Mundial sub-20 de 200, junto com Alexis Sanchez e Arturo Vidal.

Outros jogos- Em outro confronto emocionante, envolvendo uma equipe chilena, o Colo-Colo, que estava invicto na competição, perdeu, por 4 a 3, para o Santos, atual vice-campeão da Copa 2 de Julho e se despediu. Neste domingo (8/7), às 15 horas, em Mata de São João, o Peixe precisará reverter a vantagem de um adversário, mais uma vez, para se classificar. A vantagem será do Bahia, que passou a ter a melhor campanha da competição ao aplicar a maior goleada das oitavas-de-final: 9 a 0 sobre a Jacuipense.

A partida representa um tira-teima. No ano passado, o Bahia foi eliminado na semifinal da Copa 2 de Julho pelo mesmo Santos, perdendo por 2 a 1. Na atual edição, na primeira fase, o tricolor venceu o alvinegro, por 3 a 2. Essa foi a única derrota do Peixe, que venceu todas as outras cinco partidas.

O Vitória também irá encontrar um adversário conhecido na próxima fase, às 16 horas, em Camaçari: a Seleção Brasileira. Na primeira fase, o rubro-negro baiano venceu por 3 a 2. Mesmo deixando de ter a melhor campanha da competição até o momento, pois foi ultrapassado no saldo de gols pelo Bahia, o time baiano irá jogar pelo empate, pois venceu todas as partidas, enquanto a Seleção teve uma derrota. Neste sábado (7/7), em rodada dupla, em Camaçari, o Vitória venceu o Corinthians Alagoano, por 4 a 1, e a Seleção Brasileira repetiu o placar contra a seleção de Esplanada.

Por fim, em São Francisco do Conde, às 16h, o Cruzeiro terá a vantagem do empate contra a equipe da casa. Neste sábado (7/7), em rodada dupla, em São Francisco do Conde, o Cruzeiro venceu a seleção de Conceição da Feira, por 3 a 0, enquanto os baianos conseguiram vencer o Palmeiras, por 2 a 1. O time paulista estava com 100% de aproveitamento na competição.

 A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. Esta é a sexta edição da competição que começou em 2007.  

Seleção Chilena 2x0 Salvador – Roberto Riveros e Mattias Ramirez
Seleção Chilena
: 1 Miguel Vargas, 3 Sebastian Vegas, 14 Benjamin Kuscevic, 4 Hardy Cavero; 16 Luis Enrique Oyarzo, 6 Kevin Medel, 7 Marcelo Gatica, 19 Cesar Filún  e 17 Jorge Lagues; 18 Roberto Riveros e 9 Matías Ramirez.
Salvador: 1 Robson, 2 Max, 3 Natan, 4 Guga, 6 Juan; 5 Adonai, 7 Levi, 8 Dudu, 10 Willian; 11 Torrado e 9 Ralado.
São Paulo 3x0 Nuevo Horizonte – Matheus, Tyroane e Marcus Vinicius
São Paulo
: 1 Michael, 2 Auro, 3 Leonardo, 4 Hugo, 6 Rafael Frarão; 15 Gustavo, 14 Kalil  8 Mateus Queiroz, 18 Leonardo; 20 Tyroane e 9 Paulo Marcelo.
Nuevo Horizonte: 1 Braulio Uraezaña, 2 Rafael Orellana, 3 Daniel Leonardo, 4 Carlos Chavez, 6 Luis Josa; 5 Daniel Samaniego, 7 Mário Rocha Ardaya, 8 Mário Damian, 10 Alexis Ustarez; 18 Luís Daniel Quiroz e 9 Wilson Pita.  

Confrontos pelas oitavas-de-final (7/7):
121 - São Paulo 3x0 Nuevo Horizonte/Bolívia - Lauro de Freitas
122 – Seleção Chilena 2x0 Salvador - Lauro de Freitas
123 - Cruzeiro/MG 3x0 Conceição da Feira - São Francisco do Conde
124 - São Francisco do Conde 2x1 Palmeiras - São Francisco do Conde
125 - Vitória 4x1 Corinthians Alagoano - Camaçari
126 – Seleção Brasileira 4x1 Esplanada – Camaçari
127 - Bahia 9x0 Jacuipense - Mata de São João
128 – Santos 4x3 Colo-Colo/Chile - Catu

Confrontos pelas quartas-de-final (8/7):
129 - São Paulo* x Seleção Chilena - Lauro de Freitas 16h
130 - Cruzeiro* x São Francisco do Conde – São Francisco do Conde 16h
131 - Vitória* x Seleção Brasileira - Camaçari 16h
132 - Bahia* x Santos - Mata de São João 15h
* São Paulo, Cruzeiro, Vitória e Bahia têm a vantagem do empate.


Leandro Silva e Marcus Carneiro
Fotos:Paulo Neves

Nenhum comentário: