quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Bahia tem segunda melhor campanha do segundo turno da Série B


Quando o primeiro turno da Série B deste ano terminou, o Bahia era apenas o décimo colocado da competição. Oito pontos separavam o Tricolor do até então quarto colocado, Atlético Goianiense. Curioso é que, passadas 16 rodadas do segundo turno, a diferença de oito pontos para o time goiano permaneceu. Hoje, entretanto, apenas o Atlético, que já confirmou o acesso, aparece acima do Esquadrão na classificação da Série B.

Outras diferenças ainda maiores foram pulverizadas pela excelente campanha do Bahia no segundo turno. Apenas o Avaí, com 36 pontos e outro com uma arrancada impressionante no segundo turno, fez mais que os 34 pontos do Tricolor. Ao final do primeiro turno, o time catarinense parecia mais preocupado em escapar da Série C, já que estava na 15 colocação, dez pontos atrás do quarto colocado e com apenas três pontos a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento da época, o Goiás.

Se o Atlético Goianiense já garantiu presença na Série A de 2017 graças aos mesmos 34 pontos marcados pelo Bahia no segundo turno, e o Bahia e o Avaí conseguiram entrar no G-4 graças às suas impressionantes arrancadas a partir do segundo turno, o outro integrante do grupo do acesso atual, o Vasco, só pode creditar a sua chance de acesso ao primeiro turno. 

Em 16 rodadas do segundo turno, o Bahia conseguiu tirar uma expressiva vantagem de 14 pontos do Vasco acumulada ao longo dos 19 primeiros jogos no certame. Atualmente, o Vasco é o terceiro colocado, com os mesmos 59 pontos do Bahia. Também na briga pelo acesso, o Náutico, quinto colocado, é o quarto melhor do segundo turno. 

Restando 9 pontos em disputa, o Bahia já conseguiu fazer 9 pontos a mais do que no primeiro turno. O aproveitamento dos pontos, que no primeiro turno foi de 43,9%, é de 79,8% no segundo turno, elevando para 56% o aproveitamento geral.